A Missão Comercial Panamá, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio, resultou em USD 1.070.000, entre negócios fechados e expectativas para os próximos meses, para a delegação composta por sete marcas brasileiras apoiadas pelo Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Estiveram na capital panamenha as franquias Acquazero, Aggro, Casa do Construtor, Grupo SD, HNT, Hope e Morana. Na manhã do dia 15, os empresários brasileiros participaram de uma apresentação sobre o panorama de franquias, o setor imobiliário e aspectos legais do mercado local com a participação da Embaixada do Brasil no Panamá e da Câmara de Comércio do Panamá. Já a tarde foi dedicada a reuniões com possíveis novos franqueados e parceiros. Nos dias 16 e 17, a delegação visitou as operações dos centros comerciais Multiplaza, Albrook Mall e Alta Plaza Mall, além de conhecer o franqueador Pretelt, rede de açougues e restaurantes.
“Retornamos de mais uma missão comercial em um mercado estratégico para as franquias brasileiras com o sentimento de dever cumprido”, afirma Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil. “O Panamá é uma importante porta de entrada para qualquer marca que deseja expandir suas operações por toda a América Central, e o volume de negócios gerados nessa empreitada demonstra que existe, sim, um enorme interesse do mercado panamenho pelos produtos e serviços que nossas franquias têm a oferecer”, conclui.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.