Premiação acontece em Florença, na Itália, e contará com representantes brasileiros. Saiba como participar
O sistema de franquias é formado por empreendedores que apostaram e acreditaram no modelo de gestão, transformaram suas vidas e, em boa parte das vezes, conseguiram impactar a comunidade em que estão inseridos.
Os destaques de cada rede terão a oportunidade de serem reconhecidos em dezembro deste ano como os melhores franqueados do mundo.
A cerimônia de premiação do Best Franchisee of the World acontece em Florença, na Itália, e nove países indicarão representantes para competir pelo título: Brasil, Estados Unidos, França, México, Alemanha, Suíça, Itália, Áustria e Canadá. Antes, haverá eliminatórias regionais. A do Brasil está prevista para acontecer em novembro.
O País já coleciona alguns vencedores. Franqueados que fizeram a diferença na própria rede e em suas comunidades.
Critérios
Os franqueadores podem inscrever até cinco franqueados e não são necessários critérios como maior faturamento ou melhor desempenho dentro da rede; não é isso o que está em jogo.
O Best Franchisee of the World procura por empreendedores que tenham promovido uma verdadeira transformação no seu entorno.
O reconhecimento é visto como uma plataforma de marketing para os franqueados e para a franqueadora, além de ser uma alavanca de motivação para toda a rede.
“Esse é o maior projeto de reconhecimento e motivação de franqueados do mundo”, comenta Paulo César Mauro, presidente da consultoria Global Franchise, responsável pela etapa nacional.
Confira, a seguir, uma entrevista exclusiva com Tom Portesy, presidente da MFV Expositions,
empresa responsável pelo prêmio Best Franchisee of the World
Quão importante é o reconhecimento do Best Franchisee of The World para o franchising?
O prêmio destaca tudo o que é bom sobre franquias. Os vencedores do país não são necessariamente os maiores ou os mais lucrativos, nem sempre estão no topo do ranking, mas são o melhor exemplo de como o franchising pode mudar a sua vida, a vida de sua família e a comunidade na qual você faz negócios.
O que um franqueado precisa fazer para se destacar na rede?
Demonstrar com atitudes como o franchising mudou efetivamente sua vida, e também causar impacto positivo na comunidade em que está inserido.
Como os franqueados evoluíram em todo o mundo, a partir da perspectiva do prêmio?
Desde que a visão tem sido não ser sobre o maior, mas sim o melhor, qualquer candidato pode ganhar em seu próprio país, e depois concorrer em Florença. Isso ajuda a transformar o franchising em uma comunidade ainda mais preocupada com a diferença que faz no mundo.
Como você enxerga a evolução do franchising?
Assim como os Estados Unidos, o Brasil tem uma indústria de franquias madura e significativa há muitos anos.
Nossos dois países desenvolveram muitas redes de sucesso e foram líderes na exportação de marcas.
Acho que a maior tendência nos próximos anos nos Estados Unidos e provavelmente no Brasil também será a importação de marcas de sucesso de fora de suas fronteiras.
De fato, prevemos que muitos dos negócios estejam entre empresas de franquias bem-sucedidas.
Recentemente, lançamos um programa onde combinamos marcas de um país para franquear empresas de outras, seja para comprar, vender ou ambos.
Quais são hoje os principais desafios do franchising globalmente?
Ainda é o maior desafio de sempre: educar as pessoas sobre o franchising.
Poucos sabem como o sistema funciona, seja como consumidor ou investidor. Esse é o nosso maior e primeiro desafio.
Como você vê o futuro do franchising no mundo?
As distâncias no mundo continuam a ficar menores, graças à tecnologia.
Os conceitos de franquia estão aprendendo a ser altamente bem-sucedidos, em todos os lugares.
Se eu puder dar um conselho, é: fique atento ao programa International Franchisor Exchange. Todos nós saberemos mais sobre isso nos próximos anos.