Maringá Franchising Business recebe 4,5 mil visitantes

A ABF apoiou a Maringá Franchising Business, feira realizada nos dias 28 e 29 de outubro, que reuniu 4,5 mil visitantes, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. Além de empreendedores de Maringá e região, a feira recebeu visitantes de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e até da Bahia para conhecer cerca de 70 marcas expositoras e participar de palestras gratuitas sobre franchising.

O diretor executivo, Ricardo Camargo participou do primeiro dia da feira e ministrou uma palestra com participação gratuita sobre o Franchising no Brasil e no Mundo. Na avaliação de Camargo, o Brasil possui características próprias que justificam o crescimento anual das franquias. Para ele, cada região possui potencialidades que devem ser exploradas e o Paraná é uma delas. `No Paraná muitas regiões estão se projetando industrialmente e a realização da feira em Maringá é uma resposta a estas potencialidades`, disse o executivo. A ABF ainda coordenou a palestra Aspectos Jurídicos do franchising, ministrada por Lúcia Cerqueira, do departamento Jurídico.

A variedade de segmentos expostos, como alimentação e educação, agradaram os visitantes. `Há muita novidade e a feira está excelente para quem quer recomeçar ou investir em um novo negócio`, afirmou o empresário Donizete Cosme, que faz planos de investir em mais um negócio e tem o franchising como uma das opções. `A franquia é sempre um caminho mais seguro`.  As empresárias e sócias Sara Formagio e Tatiane Tanaka, de Maringá, também estiveram na feira em busca de novos investimentos. `A ideia é conhecer um pouco mais as franquias e saber como ela funcionam`, contou Sara. Elas buscavam investimento na área de alimentação de no máximo R$ 50 mil.

E se visitantes encontraram bons negócios, mais satisfeitos ficaram os expositores. Para o analista de expansão da Agiliza Cursos, Sidnei Magalhães Junior, a Maringá Franchising Business teve excelente resultado. `Conseguimos atingir nosso alvo e prospectamos pessoas com perfil que se encaixam ao da nossa empresa. Esta região do Paraná oferece muitas possibilidades de negócios`, afirma. Com dez anos no mercado a Agiliza atua no segmento de cursos rápidos nas áreas da saúde, indústria e gestão com foco no público da C, D e E.

Já o Doutor Resolve Reparos Reformas participou da feira com o objetivo de encontrar mais um franqueado, o terceiro em Maringá. De acordo com Veridiana Delinsky, assessora de Magnus Guerios, master franqueado no Paraná, devido ao interesse do público, logo a terceira unidade deverá ser montada. `Em todo o Paraná temos 28 unidades. Pelo movimento e procura em nosso estande podemos comprovar que ainda há muito espaço e possibilidades de negócios`, diz.

O diretor geral da NetplaN Consultoria e vice-presidente da Câmara dos Consultores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Daniel Bernard, foi um dos palestrantes da feira e avalia positivamente o evento. `A feira como um todo teve uma grande concentração de pessoas interessadas vindas de todo o Paraná, interior de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul`. Além dos possíveis franqueadores que surgiram, Bernard fez contatos na área de consultoria. `Com a minha empresa fizemos mais de 150 contatos. Os franqueadores também se interessaram muito em serviços de consultoria`.

Na avaliação de Sérgio Takao Sato, da Tasa Eventos, empresa responsável pela promoção e organização da feira, a primeira edição foi positiva tanto para os expositores, que prospectaram negócios, quanto para os visitantes, que encontraram opções de investimentos com valores e segmentos variados. `Só tivemos retorno positivo das pessoas com quem falamos e, diante do sucesso, já estamos planejando a segunda edição, no ano que vem`.