Início Notícias ABF participou da 22ª edição da feira de franquias de Valência

ABF participou da 22ª edição da feira de franquias de Valência

Pelo sétimo ano consecutivo, a ABF esteve presente em uma das principais feiras de franquia da Espanha, a  SIFCo, que foi realizada em Valência nos dias 20 a 22 de outubro. Este ano o evento apresentou sinais de recuperação em relação as duas ultimas edições, somando 196 marcas de franquias de 14 países.

Outro fator que chamou a atenção dos organizadores foi o sensível crescimento do número de visitantes, deixando os expositores animados e com boas perspectivas de negócios. Este ano os conceitos de frozen yogurt dominaram a feira, seguidos pelas clinicas de estética e negócios ligados às energias renováveis, como instalação de painéis solares. Um dos destaques foi a franquia de compra e venda de ouro, que tem recebido muita procura devido a grande valorização do metal nos últimos anos. Outra franquia que começa a ganhar espaço é especializada em chá, cujas lojas oferecem uma grande variedade do produto para saborear no local ou em casa.

Para o presidente da SIFCo, Jaime Ussía, enquanto alguns setores permaneceram estagnados, como o imobiliário e financeiro, outros se renovaram, a exemplo das sex shops e máquinas tipo vending machine, que na feira apresentaram opções que entregam o alimento quente.

O presidente da AEF – Associação Espanhola de Franqueadores, Xavier Vallhonrat, acredita que ainda não é momento para grandes comemorações, mas está havendo um movimento positivo de retomada do crescimento do setor no país. Ele disse ainda que muitas marcas espanholas estão buscando a internacionalização e lançando conceitos que exigem menor investimento.

Segundo a AEF, existem 934 marcas de franquia em operação no país, sendo 81% de origem nacional. E 234 destas marcas já estão presentes em mais de 100 países. O diretor executivo da entidade, Eduardo Abadía, destacou que o Brasil será um dos principais destinos das marcas espanholas, a exemplo das redes Dia%, Almeida Viagens, Fun Science, Publipan, Pulsazione, Retoucherie de Manuela, Touch e Não+Pêlo. No caminho inverso, as marcas brasileiras Carmen Steffens, Colcci, Fábrica Di Chocolate, Hoken, IGUI piscinas, Livraria Nobel, Maz Calçados, Spoleto, Via Uno são algumas das que já possuem unidades na Espanha.

Ainda durante a feira ocorreu a reunião da FIAF, Federacao Iberoamericana de Franquias, cuja sede fica em Valência. Com a presença de representantes da Espanha, Portugal, México, Brasil, Guatemala, Peru, Argentina, Uruguai, Equador e Venezuela, foram discutidos assuntos de grande relevância para o setor, como a entrada da Venezuela e da Guatemala para o WFC (World Franchise Council) possivelmente já na próxima reunião da entidade, em março de 2012 no México, e a preparação para o retorno da Espanha. Desta maneira, o bloco ibero americano passará a desempenhar forte influência no Conselho. Outro assunto discutido foram os novos estatutos da federação, que criará entre outras coisas, novos cargos para fazer frente ao crescimento das suas atividades. Também em 2012 é esperada a apresentação da candidatura do Chile para integrar a FIAF.

Os países membros também elegeram o novo secretario geral da FIAF. Por unanimidade, Carlos Roberts, diretor internacional da AMF (Associação Mexicana de Franquias), foi escolhido para suceder o cargo ocupado por Ricardo Camargo, da ABF, nos últimos quatro anos. Nos próximos 24 meses o México será responsável pela condução da entidade.

Para Camargo a experiência na condução da FIAF foi positiva, pela oportunidade de aproximar o Brasil dos principais mercados de franquias, permitindo que o país demonstrasse o nível do franchising nacional, além de facilitar o acesso às informações dos países iberoamericanos. `O ganho institucional foi formidável. Neste período visitamos quase todos os países latinoamericanos, muitos deles a convite dos seus governos, permitindo que o franchising brasileiro conquistasse respeito e admiração. Hoje encontramos marcas nacionais em boa parte da América Latina e a tendência é que este movimento continue forte, pois estão vivendo um momento econômico parecido ao nosso`, ressaltou.

Ricardo Camargo foi reconhecido por todos os membros associados da FIAF pelo trabalho realizado a frente da entidade e convidado pelo novo secretário geral para ocupar o recém criado cargo de Secretário de Comunicação, que entre outras atribuições, cuidará do Portal da FIAF (www.portalfiaf.com).

Os trabalhos da FIAF foram encerrados com uma reunião na Câmara de Comércio de Valência, cujos representantes foram recebidos pelo presidente da entidade, José Vicente Morata. Após uma apresentação de cada um dos países participantes, Morata informou que a América Latina faz parte da estratégia de desenvolvimento internacional das empresas da região valenciana.