Convenção ABF 2022 reuniu multifranqueados de destaque no franchising brasileiro e foi palco de homenagem ao maior franqueado (ou multifranqueado) do Brasil: Antônio Gentil, fundador da Gentil Negócios.
21/10/2022
Os franqueados foram o foco da parte final da programação desta quinta (21/10) na Convenção ABF 2022. A agenda começou com uma homenagem especial a Antônio Gentil, sócio-fundador da Gentil Negócios.
O empresário é o maior franqueado ou multifranqueado brasileiro, tendo em sua carteira a gestão de cerca de 120 unidades das marcas O Boticário, quem disse, berenice, Tô.que.Tô Comésticos e Swarovski, distribuídas por quatro estados do Nordeste: Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Paraíba. O Grupo com sede nos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão e São Paulo emprega mais de 900 pessoas. A homenagem contou com depoimentos em vídeo de Miguel Krigsner, fundador, e Arthur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário.
Um pouco antes, foi detalhada a missão da ABF à Multi-Unit Franchise Conference, que voltou a ser realizada nos Estados Unidos e que, neste ano, contou com a participação de 14 multifranqueados do Brasil, representando cerca de 1.500 unidades e um faturamento somado de R$ 1,5 bilhão. Foi anunciado que, em 2023, a missão terá uma programação prévia ao evento, com uma visita ao Silicon Valley.
Seguindo a programação, houve um painel de Multifranqueados e Máster Franqueados, que contou com a participação de Rodrigo Abreu, diretor de Marketing e Comunicação da ABF e CEO da AlphaGraphics; Glauber Gentil, coordenador da Comissão de Franqueados da entidade e CEO da Gentil Negócios; Denis Santini, CEO do Grupo MD e multifranqueado das marcas Rei do Mate e Estetic 360, e Fabio Neves Vaz de Lima, gestor de operações do Grupo Tribo (Hering, Lez a Lez, Loungerie e Love Brands).
Além de contar suas histórias, os painelistas falaram sobre temas como modelos tributários para multifranqueados e a importância da cultura, treinamento e engajamento das equipes. Foi ressaltada também a necessidade de se tratar “os diferentes de forma diferente”, ou seja, de entender o momento de cada franqueado, operação ou máster franquia, tendo uma abordagem ou estratégia diferente.
A criação de estruturas mais robustas de back-office à medida que o negócio cresce também foi outro ponto apontado pelos empreendedores, assim como a necessidade de linhas de financiamento mais alinhadas às necessidades dos multifranqueados na aquisição de unidades de repasse e outros negócios.
“Temos franqueadoras que já estão iniciando conversas, tendo em vista uma escala maior, com cinco ou seis unidades e já com uma modelagem de negócio para isso”, disse Glauber Gentil.
Selo de Excelência em Franchising – SEF
Fechando a programação, o CEO do CNA, Décio Pecin, e o vice-presidente da ABF, Tom Moreira Leite, fizeram um bate-papo sobre o papel fundamental do SEF para a gestão das redes de franquia.
Para Pecin, cuja rede recebeu o Prêmio de Franqueador do Ano em 2020, tendo também o maior número de chancelas (30), o SEF é sobre “ouvir mais o franqueado. É menos uma premiação e mais ouvir a rede com isenção, dando voz aos franqueados. Eles se sentem mais à vontade para ser sinceros sobre a gestão do franqueador”, observou.
Na mesma linha, Leite disse que “o selo não é um fim, mas um meio. É um poderoso instrumento de gestão que aponta onde estão os principais desafios”.
Foto: Keiny Andrade