Lições de vida e esperança na 3ª Caravana do Franchising ao sertão nordestino

Caravana
Grupo da Caravana do Franchising na visita ao Centro de Transformação no Catimbau, com Alcione Albanesi ao centro

Carregada de lições de vida e de esperança, a Caravana do Franchising 2019, iniciativa da ABF com apoio da organização social Amigos do Bem, percorreu o sertão nordestino, levando um grupo de representantes do setor de franquias brasileiro. Com 25 participantes em sua terceira edição, a Caravana ficou entre 20 e 22 de setembro no sertão de Pernambuco.

Integraram a Caravana André Friedheim, presidente da entidade, Altino Cristofoletti Junior, ex-presidente e membro do Conselho, Leonardo Lamartine, diretor da ABF Regional Nordeste, Alberto Oyama, diretor de franqueados, Marcelo Maia, diretor executivo, Keller de Paula, diretora de marketing e relacionamento, Angela Manzoni, diretora de educação, Fernando José Fernandes, membro do Conselho Fiscal, entre outros representantes do franchising.

Caravana
André Friedheim, presidente da ABF, conhece o trabalho na fábrica de castanhas

Acompanhado de Alcione Albanesi, presidente da Amigos do Bem, o grupo foi à Cidade do Bem, no Catimbau, localidade de Buíque, Inajá e à comunidade de Caldeirão, no mesmo município. Entre diversas atividades, todos puderam conhecer o trabalho desenvolvido nos centros de educação, na fábrica de castanhas e doces e na oficina de costura.

Caravana
(A partir da dir.) Alcione Albanesi, André Friedheim e sua esposa, Luciana Knobel Friedheim, em atividade com crianças atendidas pela Amigos do Bem

Projeto iniciado no Natal de 1993, a partir de um grupo de 20 amigos liderados por Alcione para, inicialmente, levar doações à região mais pobre do Brasil, a Amigos do Bem tornou-se uma das organizações sociais mais respeitadas do País. Hoje, com um enorme contingente de voluntários, a instituição transforma as vidas de cerca de 75 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco com projetos educacionais, de geração de trabalho e renda, e autossustentáveis.

Lição de vida e de esperança
“Foi uma grande lição de vida e de esperança que vivenciei, com uma legião de voluntários que fazem acontecer de forma impensável esse projeto, e que de fato transforma a vida das pessoas, educa, ensina a trabalhar, a fazer a vara e pescar. Esse projeto tem todo apoio do franchising porque realmente transforma vidas, num lugar tão próximo a nós e que, muitas vezes, não notamos”, declara Friedheim, que foi acompanhado da esposa, Luciana Knobel Friedheim.

Leonardo Lamartine já contribuía financeiramente com a Amigos do Bem e este ano integrou a Caravana pela primeira vez. “Ter o contato presencial com a ONG Amigos do Bem e o trabalho que ela desenvolve no sertão me impressionou muito positivamente e me transformou como pessoa, no sentido de ver a vida. Eu recebi muito mais do que poderia dar”, afirma o empresário do Grupo Bonaparte. Lamartine salienta, ainda, “a importância que é o auxílio dos empresários do franchising à Amigos do Bem e outras organizações sociais, mas especialmente a esta, pela seriedade e a transformação sistêmica que ela desenvolve. É um projeto maravilhoso”, avalia. O diretor regional da ABF Nordeste disse que estará novamente na Caravana do Franchising no próximo ano e desta vez com a família.

Caravana
(A partir da dir.) Alberto Oyama, Simone Galante, da Galunion (3ª), e André Friedheim em visita a moradores de uma das comunidades atendidas

De acordo com Alberto Oyama, também estreante na Caravana, “foi uma experiência maravilhosa. Vendo as apresentações em vídeos não dá para ter noção da grandiosidade do trabalho da Amigos do Bem no sertão nordestino. Além do trabalho de formação e transformação das pessoas, o que mais me chamou atenção foi o carinho e o amor com que é feito o trabalho”, observa. Ainda segundo o diretor de franqueados, conversando com as pessoas, é possível perceber o quanto elas se sentem valorizadas e amadas. “Ajudando pouco ou muito, a maior ajuda é como cuidamos com carinho e amor das pessoas. É um trabalho que transforma a vida das pessoas no sertão e dos visitantes e voluntários também”, ressalta Oyama, que pretende voltar e também levar sua família.

Para Marcelo Maia, a experiência vivida foi “superpositiva”. “De fato me surpreendeu o impacto que o projeto Amigos do Bem tem na região. É mais transformador do que eu pensava”, afirma. De acordo com o diretor executivo da ABF, “o mais interessante é que não é um projeto de assistencialismo puro. Os moradores têm escola, mas têm também como desenvolver uma atividade econômica. Os pais trabalham na fábrica de castanhas e geram renda para suas famílias, para a comunidade (…). O objetivo é que o povoado fique autossustentável dessa forma e possa manter a escola, o posto de saúde etc.”, observa. O executivo cuja família é do sertão da Paraíba, já conhecia a realidade da região, mas ficou impressionado com o trabalho da Amigos do Bem. “São povoados desprovidos de tudo, mas eu nunca iria imaginar que uma ação sem recurso público fosse chegar ao resultado que chegou. De fato, é um exemplo. Onde o poder público não atuou, a Amigos do Bem atua e transforma vidas”. Ainda segundo Maia, o apoio da ABF é muito importante porque a causa tem um propósito concreto e ao apoiá-la a entidade abre espaço para a participação das empresas do franchising, que identificam a sinergia das ações com a sua atividade. O diretor levou a esposa e duas das três filhas, de 13 e 17 anos, que se sentiram igualmente impactadas positivamente.

“Foi uma experiência incrível, um final de semana inesquecível”, afirma Keller de Paula. A diretora de marketing da ABF esteve pela segunda vez na Caravana e em um ano viu mais transformações. “Pude ver a evolução, como reformas, a construção da oficina de costura, casas… Muito já foi feito, mas ainda tem muito a fazer”, observa. Segundo ela, a participação na Caravana do Franchising é uma oportunidade única de interagir, conhecer as histórias de vida dos moradores locais, a estrutura do Centro de Transformação. “Cada vez mais, todo ano, queremos engajar mais associados para conhecer e avaliar tudo o que é feito pela Amigos do Bem para gerar emprego e renda à população carente do sertão, e como eles podem contribuir para isso. Escutar falarem sobre essa região e estar lá é uma coisa totalmente diferente. A gente acha que está levando algo, amor e carinho, mas estamos trazendo muito mais em nós”, completa.

Caravana
Participantes da Caravana recebem agradecimento

Os resultados da Caravana e da parceria com a Amigos do Bem serão apresentados no painel “Franchising do Bem”, dia 24 de outubro, durante a 19ª Convenção ABF do Franchising. O painel contará com a participação do presidente André Friedheim, de Cristina Franco, membro do Conselho da ABF e da presidente da Amigos do Bem, Alcione Albanesi.

Fotos: ABF/Divulgação