Início Notícias ABF em Ação Lei de Proteção de Dados entra em foco no 13º Simpósio Jurídico ABF

Lei de Proteção de Dados entra em foco no 13º Simpósio Jurídico ABF

Lei de Proteção de Dados entra em foco no 13º Simpósio Jurídico ABF
Fabiana Freitas e Marcel Leonardi: Lei Geral de Proteção de Dados em foco

A Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, foi analisada no primeiro painel do dia do Simpósio Jurídico ABF, com Fabiana Freitas, diretora jurídica e de compliance do Grupo Boticário, e Marcel Leonardi, consultor digital do Pinheiro Neto Advogados. “A Lei mudará demais nosso jeito de fazer negócios”, afirmou Fabiana.

Leonardi falou sobre as responsabilidades e sanções, que vão desde uma advertência, multa de 2% do faturamento até R$ 50 milhões, multa diária até o bloqueio e a eliminação dos dados.

De acordo com o especialista, o diferencial criado pela lei são as bases legais para o tratamento de dados pessoais.  Uma delas é o consentimento por parte da pessoa, que tem que ser livre, informado e demonstrável pela empresa detentora dos dados.

O legítimo interesse é de longe, segundo Leonardi, a mais importante das bases legais. Toda vez que o legítimo interesse for usado, se a autoridade legal considerar que o uso foi indevido, a empresa envolvida poderá ser punida.

“A Lei é uma lei geral de proteção de dados pela abrangência a novidade é a obrigatoriedade de enquadramento em cada uma das bases legais”, salientou Leonardi.

O especialista lembrou que na Europa a lei de proteção de dados existe há mais de 20 anos e foi atualizada recentemente. Os Estados Unidos resistiram, mas devem ter uma lei federal. “É um novo jeito de fazer negócio e quem estiver em conformidade terá uma vantagem competitiva”, concluiu Leonardi.

Para Fabiana, a fase preparatória é a mais importante para as empresas, que envolve treinamento e sensibilização. Além dela, será preciso fazer um diagnóstico por meio de um mapeamento dos dados já existentes na empresa. Após, é o momento do plano de ação, seguido da implementação e do monitoramento dos dados.

Foto: Keiny Andrade