ABF Expo 2019 mostra transformação do franchising brasileiro e maior disposição do empreendedor para investir

ABF Expo
Negócios em profusão: visitantes buscam franquias em um dos corredores da ABF Expo 2019

A criatividade, prontidão para mudança e alcance do franchising brasileiro foram as marcas da 28ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo que ocorreu de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte. A criatividade se refletiu em novos nichos, modelos de negócio, canais de venda e ferramentas de relacionamento e gestão. A mudança ficou evidente na reinvenção de segmentos tradicionais como Alimentação e Serviços Educacionais, com a digitalização de processos e modelos híbridos físico/digital. Mais e mais setores da economia abraçaram o franchising como estratégia de expansão, a exemplo da chegada de novos representantes das áreas de energia renovável, telecom, saúde, finanças e serviços administrativos, tributários e legais, além da presença mais forte de Moda. Ficou claro também o momento mais positivo do setor, que cresceu 7% no 1º trimestre de 2019. A edição deste ano foi patrocinada por Bradesco, Cielo, Banco do Brasil, Governo Federal, Itaú Empresas, Itaú, PagSeguro, Rede, Santander e Getnet.

A organização e expositores relatam também visitantes cada vez mais preparados – com conhecimentos de finanças, negócios e do franchising – e com uma disposição renovada de empreender e, principalmente, investir, o que deve alavancar mais negócios no setor nos próximos meses. A edição deste ano teve uma visitação de 66,2 mil pessoas, sendo que 3,2 mil passaram pelos cursos da Arena do Conhecimento e 2,4 mil profissionais do setor participaram dos seminários e eventos da ABF Franchising Week. Em 2019, 135 marcas estrearam no evento, um recorde que mostra o interesse e capacidade de renovação do setor. Além do governador João Doria, personalidades conhecidas como Ana Hickmann, Sabrina Sato, Rogério Flausino, Camila Farani, Giovanna Antonelli e Érick Jacquin marcaram presença no evento.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, “o franchising saiu fortalecido depois dos anos desafiadores que vivemos – novos processos, estratégias, maior eficiência e muita flexibilidade – e está pronto para acelerar seu crescimento sustentável nos próximos anos. Na feira, temos uma amostra muito significativa da movimentação do setor e vimos iniciativas com grande potencial, sempre em linha com as mudanças do consumidor e do mercado, principalmente a transformação digital. Isso somado a um caráter cada vez mais empreendedor do brasileiro e um momento econômico mais positivo certamente vai gerar muitos negócios, desenvolvimento e empregos”.

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo trouxe neste ano 410 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Dentre as novidades identificadas, estão iniciavas de digitalização e e-commerce, como totem de autoatendimento de açaí, sistemas de self-checkout, internet das coisas, wallet digital, market place integrado ao e-commerce, modelo de take away, aplicativos de pré-pedido, vitrine eletrônica, TEF, assistentes pessoais digitais, etc.

As franquias da saúde também se destacaram com opções de residencial sênior, home care, enfermagem, laboratório de toxicologia, higienização oral e drogaria veterinária. Na área de tecnologia, empresas especializadas lançaram franquias para venda de celulares, periféricos, eletrônicos, serviços de reparos e até plataformas completas de telecomunicações. Extensão de cílios, novas tecnologias de depilação, spa express e impressão de unhas foram algumas das novidades na área de estética. Empresas tradicionais e reconhecidas como a Aramis, Sigbol, Oi, Heliar, Leardi Imóveis e Paris 6 apresentaram seus modelos de franquia.

Em termos de nichos, surgiram opções criativas como perfume para casas, numerologia cabalística, padaria pet, bateria para carros, espaço kids container, consultoria de direito de trânsito, loja de tintas. Tendências como novos formatos (container, quiosque, bike, etc.), interiorização, internacionalização, parceria com celebridades e modelos mais enxutos de operação também continuam com força no setor.

Pioneiros no franchising brasileiro, os segmentos de Alimentação e Serviços Educacionais apresentaram um perfil renovado. Ademais de inovações e diversificação de formatos, as redes de food service apresentam movimentos importantes de aprofundamento da experiência do consumidor, adotando abordagens premium, fast casual e saudáveis. Destaque para cervejarias, hamburgueria temática de time de futebol e redes de sucos, pizzas e culinárias regionais (francesa, mexicana e havaiana). Um dos produtos mais brasileiros, o açaí é o foco de ao menos cinco redes presentes na feira, cada uma com sua proposta de valor específica. Em sorvestes, a novidade este ano foi uma rede com o produto em formato de bolinha, produzido com nitrogênio líquido. Já o segmento de Serviços Educacionais buscou novos horizontes por meio da internet e de parcerias com escolas regulares, além de muitas novas opções nas áreas de capacitação profissional e ensino musical.

“Sou de Santa Catarina e estou pela primeira vez na feira. Estamos achando a feira bem interessante, vamos participar três dias do evento, pois queremos buscar um novo negócio”, afirmou o visitante Edson Noschang. Já a visitante Fernanda Porto ressalto que “Eu trabalho no varejo e já vim a feira em outros anos. Gosto de participar porque eu fico atualizada sobre o que está acontecendo com as marcas em geral, fornecedores e o que tem de novidade”.

A cadeia de fornecedores do setor na feira se fortaleceu, tanto na área de tecnologia, como de design, arquitetura, consultoria e outros, principalmente na área de meios de pagamento e serviços financeiros. Algumas empresas inclusive combinam a venda de serviços financeiros para franquias com redes franqueadores destes mesmos serviços. Por fim, vale ressaltar a presença na feira deste ano do BNDES e do Banco do Povo, com soluções de crédito para empreendedores.

Foto: Studio F

 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher bons negócios: