Giovanna Antonelli estreia no franchising

Giovanna Antonelli estreia no franchising

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Giovana Antonelli no franchisingSempre que a atriz Giovanna Antonelli está no ar, a Central de Atendimento ao Telespectador (CAT), da TV Globo, recebe uma enxurrada de ligações querendo saber a cor do seu batom, o modelo da sua capa de celular, a marca de tintura do seu cabelo, o endereço das lojas que vendem as suas roupas… Qualquer coisa que ela use, tenha ou faça. E isso não é recente. Basta fazer uma viagem no tempo para lembrar dos acessórios da personagem Jade, protagonista da novela O Clone (2001), ou as capas de celular da delegada Helô, de Salve Jorge (2013), que viraram febre entre os telespectadores. De acordo com o Top Ten da Central de Atendimento ao Telespectador (CAT), da Rede Globo, divulgado no início de maio, cinco dos dez itens mais procurados no mês de abril, como esmalte, roupa, cabelo etc, foram utilizados pela personagem Clara, de Em Família, interpretada por Giovanna Antonelli.Muitas roupas, acessórios e características das personagens são sugeridas pela própria Giovanna, que garante se dedicar a cada papel de forma ímpar. Esse mesmo empenho é empregado no mundo dos negócios, palco em que atriz começou a atuar de forma paralela há alguns anos, com o licenciamento de produtos com a marca Gio Antonelli. “Amo o processo criativo dos personagens assim como nos negócios. Levo e trago ideias sempre que posso. Minha cabeça não para”, afirma Giovanna, em entrevista exclusiva à Revista Franquia Negócios.

A mais recente aposta empreendedora da atriz é a clínica de depilação a laser, GiOlaser, que já tem uma operação em Volta Redonda (RJ) e será lançada como franquia na 23ª edição da ABF Franchising Expo. “Sempre procuro business que tenham a ver comigo. Curto estética, beleza e saúde. Naturalmente agrego aos meus planos”, afirma.

Assim como no processo criativo de suas personagens, a atriz gosta de participar ativamente dos negócios, de acordo com a sua agenda. “Estamos sempre compartilhando ideias, nos reunindo, e fazendo mudanças para melhor em todos os produtos e com todos os parceiros. Gosto de palpitar, dar ideias até o objetivo final”.

Mercado

O segmento escolhido por Giovanna e seus sócios para a estreia no franchising – Esporte, Saúde, Beleza e Lazer – foi o que mais faturou dentro do setor em 2013, marcando uma evolução de 23,9% e chegando a R$ 22,138 bilhões. Aliado a isso, o Brasil é o terceiro lugar mundial em consumo de cosméticos, higiene e perfumaria, de acordo com a Euromonitor de 2013, atrás apenas dos Estados Unidos e China, com um faturamento de US$ 43 bilhões em preços ao consumidor. Somente no nicho de produtos para cabelos, masculinos, infantil, produtos para banho, depilatórios e proteção solar, o Brasil é o segundo colocado mundial, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

De acordo a entidade, a indústria faturou R$ 38 bilhões em 2013 e a quantidade de oportunidades de empregos em franquias do segmento cresceu 16,4%, ao ano, desde 1994. A ascensão das classes C e D e a maior participação da mulher no mercado de trabalho contribuíram para o crescimento expressivo, segundo a Abihpec. “Atualmente, mais de 80% do universo feminino e cerca de 50% do masculino afirmam ter vontade de eliminar pelos indesejáveis em diversas partes do corpo e rosto e é nesse mercado que queremos ocupar cada vez mais espaço” revela um dos sócios da GiOlaser, Leonardo Brito.

O empreendedor comenta que ainda em 2014 devem ser lançados os produtos de marca própria da GiOlaser, para ajudar a difundir o conceito no mercado. “É uma linha própria de cosméticos profissionais para serem vendidos nas unidades. Tudo isso baseado em rigorosos critérios de seleção de qualidade e preço”.

Formatação do negócio

A consultoria responsável pela formatação do projeto foi a Bittencourt, que abrigará a GiOlaser em seu estande, na feira de franquias. De acordo com a diretora do Grupo Bittencourt, Lyana Bittencourt, a formatação previu modelos de lojas em shopping centers e de rua, tendo o investimento inicial sempre na casa dos R$ 450 mil. “A expansão vai ser prioritária nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Mapeamos oportunidade para 320 unidades em potencial, em 270 municípios, em até cinco anos”, afirma.

Lyana comenta que o diferencial da marca em relação às outras já existentes no mercado, além da presença da Giovanna, que alavanca o potencial de marketing, são os sócios com larga experiência no mercado de beleza e o público-alvo, que mira as classes B, C e D. “O perfil de franqueado desejado é o que tenha afinidade com o negócio, disponibilidade financeira, envolvimento com a operação e que faça a diferença na ponta”.

Brito explica que escolheram a expansão por meio do franchising, pois pretendem levar a marca para todo o País, de forma criteriosa e estruturada. O executivo comenta que o modelo de franqueados que sejam “donos do negócio” ajuda a proteger a marca e o conhecimento passado pela franqueadora. “Temos uma marca forte, um modelo de negócios sólido, baseado em rigoroso estudo de mercado, e acreditamos que no modelo de franquias conseguiremos atingir nossas metas em menor tempo e com menor risco”.

Valor de marca

O franchising vem atraindo cada vez mais pessoas famosas e grandes empresários. No ano passado, os apresentadores Xuxa Meneghel e Edu Guedes lançaram marcas na ABF Franchising Expo, e agora é a vez de Giovanna. Além de ser sócia da GiOlaser, a atriz também assina como garota propaganda da empresa, o que já alavanca o potencial de marketing, conforme pontuado por Lyana Bittencourt.

“É fundamental que haja uma ligação entre os valores da marca e o estilo de vida da celebridade. Caso isso não aconteça, o resultado é uma comunicação pontual que vai se enfraquecer e com o tempo e acaba esquecida”, afirma a diretora de estratégia da Interbrand, Laura Garcia Miloski.

Mesmo que haja o alinhamento entre o perfil do famoso com a marca, o que pode criar empatia em um primeiro momento, o contato do consumidor é que ditará se o serviço será bem aceito ou não. “De nada adianta a celebridade dar o seu aval se a experiência com a marca não confirmar o que foi dito”, explica Laura.

Se for pela percepção do público, Giovanna já tem pontos positivos, de acordo com a pesquisa Persona, metodologia patenteada pela empresa Ilumeo. Segundo a pesquisa realizada entre 17 de fevereiro e 28 de março de 2014, em comparação à onda anterior, feita em outubro do ano passado, 48% das pessoas se identificam mais com a atriz. Antes o número era 32%.

“Para o público, entre outras métricas positivas, ela está uma mulher mais inteligente. A relação da atriz com as personagens protagonizadas em ‘Salve Jorge’ e ‘Em família’ aumentam métricas de visibilidade na mídia e deixam claras as impressões do público em menções espontâneas que a reconhecem como uma mulher elegante, feminina e atraente”, comenta um dos diretores da Ilumeo, Diego Senise.

Sobre participar do lançamento da marca na ABF Franchising Expo, mesmo estando ocupada com as gravações da novela, Giovanna é otimista. “Mas é claro (que quero ir à feira). Não vejo a hora de mais esse passo tão sonhando no nosso negocio. É como gerar um novo filho. Cuidamos da GiOlaser com muito carinho e sempre tivemos essa meta de crescer com muita estrutura e profissionalismo, acima de tudo”.

 

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