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Gestão do depto. jurídico das franqueadoras é foco do Encontro Virtual ABF

Gestão do depto. jurídico das franqueadoras é foco do Encontro Virtual ABF
Os advogados Valério Travain, Cândida Caffé e Bruno Torreira falam sobre gestão do depto. jurídico das franqueadoras

Gestão eficiente do departamento jurídico envolve processos, pessoas, foco e superação de desafio, dizem especialistas.

03/12/2021

A “Gestão do departamento jurídico das franqueadoras” foi o tema do Encontro Jurídico Virtual ABF realizado na sexta-feira (26/11). Sob moderação de Cândida Caffé, sócia do escritório Dannemann Siemsen, o evento contou com a participação de Bruno Torreira, sócio e diretor jurídico do Grupo Trigo, e Valério Travain, diretor jurídico do Grupo Salus.

Travain falou, entre outros assuntos, a respeito das etapas de construção da equipe, compostas, segundo ele, por Contratação, Comunicação,  Desenvolvimento, Engajamento e Delegação. Para o executivo, nos feedbacks é preciso “atacar os problemas, e não as pessoas”.

Na visão do especialista, a correta gestão da área jurídica da empresa franqueadora baseia-se numa “trinca”. Segundo Travain, processos somados a pessoas e a tecnologias adequadas geram resultados. “Implementem essa trinca que tenho certeza de que no outro encontro nosso teremos muita coisa boa para compartilhar. Empolgação por pessoas, por processos e por resultados, eu acho que é esse o brilho no olhar que o gestor do departamento jurídico precisa ter”, ressaltou.

De acordo com Cândida, considerando a necessária diversidade de perfis entre os colaboradores, “o grande desafio é tirar o melhor de cada um, dentro de cada perfil, até porque numa equipe precisamos de vários perfis para aproveitar o melhor de cada um e porque eles são complementares”, observou.

Torreira detalhou os pontos de atuação e de gestão jurídica do Grupo Trigo.  Segundo o advogado, o departamento jurídico da companhia hoje é 100% digital, num trabalho iniciado há cinco anos.

Na relação com as marcas franqueadas do Grupo – atualmente definido como uma “plataforma culinária”, envolvendo as redes Spoleto, Koni, LeBonTon, Gurumê, China in Box, Gendai e marcas ligadas ao Trigolab –,  o foco principal está nas áreas Financeira, Operações, Marketing e Fundo de Promoção, Expansão, Suprimentos e Insumos.

Para os especialistas, idealmente, para que a gestão jurídica seja a mais eficiente possível, o departamento deve ser envolvido no planejamento das ações e não quando elas já estão em andamento.

Imagem: ABF/Reprodução