Em dezembro, o Franchising Brasil – programa de internacionalização da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – realiza o Roadshow América Latina, um evento online focado no fomento negócios entre as franquias brasileiras e potenciais investidores do continente. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Colombiana de Franquias (ColFranquicias), da Câmara de Comércio de Santiago (CCS) e da Embaixada do Brasil em Bogotá, e está com inscrições abertas.
Esta edição da ação é uma união do Roadshow Andino com o Roadshow México. O evento começou no dia 17 de novembro, com um workshop sobre o mercado colombiano, chileno e peruano para as franquias brasileiras, e continua no mês de dezembro.
“Notamos que seria mais vantajoso para os empresários brasileiros realizarem as rodadas de negócios e pitchings com investidores de mais países, por isso, unimos a segunda etapa dos eventos, criando uma ação que englobava toda a América Latina”, explica Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil.
A próxima fase do evento acontece no primeiro dia de dezembro, com uma palestra sobre o mercado mexicano. Já na segunda etapa, marcada para os dias sete e oito de dezembro, as franquias inscritas participam das sessões de pitchings e reuniões com os possíveis investidores colombianos, chilenos, mexicanos e peruanos. Bruno afirma que essa etapa promete estreitar laços entre as nações presentes: “As empresas brasileiras serão apresentadas e depois acontecerão as reuniões com os potenciais investidores do mercado latino-americano. Uma fórmula muito interessante de promoção do franchising brasileiro”.
Para conferir as franquias que já confirmaram presença na iniciativa, clique aqui e acesse a página exclusiva com informações sobre as marcas!
Workshop de capacitação
O workshop de capacitação para as franquias brasileiras, que aconteceu em novembro, foi considerado um sucesso. A palestra sobre o mercado colombiano ficou a cargo de Marcello Martins, Chief Operation Officer da Apex-Brasil em Bogotá. “A Colômbia tem potencial para ser o maior parceiro comercial do Brasil”, comentou Marcelo em sua palestra. Luis Felipe Jaramillio, representante da Colfranquicias, também participou e trouxe a informação de que o país é o 3° melhor do mundo para franquias realizarem negócios.
Tulio Kafuri, conselheiro econômico da Embaixada do Brasil em Lima, mostrou o cenário animador do Peru. “Desde 1993, a economia peruana cresceu quase 3,5 vezes, com uma taxa média de crescimento de 5% ao ano”. Walter Aguirre, sócio fundador do Aguirre Advogados e Associados, compartilhou as lições aprendidas na pandemia para o mercado local, como a importância das vendas online e do delivery.
A presidente do comitê de franquias da Câmara de Comércio de Santiago, Marcela Varas, também comentou sobre os índices das franquias na economia chilena atravessando a onda do coronavírus, “apesar de um cenário incerto, as franquias cresceram na pandemia”, explicou a presidente.
Roadshow Latino Americano
1 de dezembro, às 14h: workshop do mercado mexicano
7 de dezembro, às 14h: apresentações das franquias
7 e 8 de dezembro: rodadas de negócios
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.