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FW 2023: como a transformação digital pode transformar o Brasil

FW 2023: como a transformação digital pode transformar o Brasil
(A partir da esq.) Pedro Ivo (Dito), Ana Flavia Martins (Algar Telecom), Fernando Steler (Delend) e Maurício Turquenitch (Arezzo)

Seminário de Transformação digital tratou da necessária mudança de mindset, do exemplo da China, clusterização e sobre como a IA está revolucionando o franchising.

“Muito do crescimento e da pujança do setor de franquias são explicados pela transformação digital”, afirmou Tom Moreira Leite, presidente da ABF, na abertura do Seminário de Transformação Digital da 8ª ABF Franchising Week. “É importante que tenhamos clareza de que a implementação da mudança do pensamento das marcas”, enfatizou.

Alexandre Goto (Dennova), coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF conduziu o evento, iniciado com Ricardo Geromel (3G Radar) no painel Mudança de Mindset – Como a mudança de mindset pode impulsionar a cultura de inovação no ecossistema empresarial.

O especialista falou sobre o “Poder da China”, título do seu livro. Ex-residente do gigante oriental, Geromel destacou a sua importância econômica.  “Mais de 50% do cimento, alumínio, carvão, aço produzidos no mundo são consumidos pela China. Não só com o Brasil, mas a China é a nação que mais faz negócios com 120 países do mundo”, afirmou.

Se tivesse que resumir, o crescimento exponencial da China, segundo Geromel, é explicado pela transformação digital nela implementada. Uma segunda ação fundamental do país, de acordo com o especialista, foi “a criação de programas de empreendedorismo de massa e finalmente, muito, muito, muito estudo”, disse.

Para Geromel, o que muda um país são duas coisas: educação e empreendedorismo. “Ter a cultura obsessiva do estudo é realmente fundamental para avançar na transformação digital”, ressaltou.

Como exemplo do modo como a China age, Geromel lembrou que em 2010 ela não tinha nenhuma expressão na fabricação de painéis solares. Em 2021, o país já era líder mundial nessa indústria.

O tema CRM – Potencializando a experiência do cliente através da clusterização e hiperpersonalização dos dados foi debatido no painel moderado por Ana Flavia Martins (Algar Telecom), com participação de Fernando Steler (Delend), Pedro Ivo (Dito) e Maurício Turquenitch (Arezzo).
Ao falar sobre personalização, Ivo enfatizou dois pontos que não se deve fazer: mandar a mesma mensagem para todos e, o mais importante, se colocar no lugar do cliente para pensar o que é relevante para ele. Para ele, é preciso “pensar o cliente mais como varejo e o canal mais como mídia”.

“Sensorize tudo”, disse o executivo da Arezzo, e tenha “um banco de dados e não um ‘bando’ de dados”.

Apaixonado por inteligência artificial, o estatístico Ricardo Villaça (DLR – Transformação Digital) falou sobre Como a IA está revolucionando o franchising e o futuro da gestão de franquias. “Inteligência artificial começa hoje porque o mercado está mexendo hoje”, alertou. Segundo ele, o primeiro passo é começar a refletir sobre ela.

Villaça destacou que se tivesse que resumir inteligência artificial em uma palavra seria “padrão”. “Por trás de toda inteligência artificial tem uma modelagem estatística e ela nos ajuda a identificar padrões”, observou.

Por onde começar? Segundo o especialista, por dados e pessoas, com colaboração e estratégia, que envolve dinamismo e receita, e é preciso também definir escopo e métrica.

Foto: Keiny Andrade