A 5ª ABF Franchising Expo Nordeste ofereceu diversas opções de negócios para quem deseja empreender. Dentre os destaques da edição estavam as franquias genuinamente pernambucanas. Segundo dados da ABF, o Estado lidera o ranking regional de franqueadores com 90 marcas, entre as 250 criadas na Região Nordeste. Para o diretor regional da ABF, Leonardo Lamartine, isso acontece devido à criatividade e história de empreendedorismo do povo pernambucano.
Uma das representantes pernambucanas na feira foi a Clube da Bossa Choperia. Criada em 2014, ganhou formatação de franquia um ano depois e participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo Nordeste. Com valores que variam de R$ 60 a R$ 100 mil de investimento, a rede de bares populares é voltada para as classes B e C e tem, atualmente, cinco unidades em operação. Para o diretor operacional da marca, Leandro Guimarães, a feira é uma vitrine e as expectativas estão além do esperado. “Esse é o momento de estartar nosso processo de expansão. Estamos tendo uma ótima aceitação, já fizemos mais de 300 apresentações e cadastramos mais de 100 e-mails de interessados. Vamos fazer um trabalho de contato pós-feira com materiais detalhados e reuniões para fechar negócios”, afirma. “Queremos expandir para outros estados do Nordeste”, complementa.
Outra empresa genuinamente pernambucana é a farmácia de manipulação Roval. Fundada em 1988, tornou-se franquia há cinco anos, e em 2014, lançou a bandeira Pet, especializada em remédios para animais. A marca participou de quatro edições da feira, sendo que as três primeiras em espaço compartilhado com outros parceiros. Nesta edição, apresenta o seu trabalho em um estande próprio, o que para o CEO da empresa, Charles Tokarski, aumentou a visibilidade e trouxe um número maior de cadastros. “Em um espaço maior, fazemos um trabalho ainda mais qualificado e atencioso para os nossos candidatos”, diz. Com dez lojas e oito franquias, a marca pretende expandir em espiral, no Nordeste. “A feira traz um impulso para a marca, que já reúne pessoas de todos os estados próximos. Recife é um lugar estratégico para se fazer o evento”, destaca.
Também apostando na região está a marca de cosmético e perfumaria Chlorophylla. A empresa, fundada em 1986 na cidade de Curitiba, foi adquirida por uma administração pernambucana em 2013. “Acreditamos muito na região como perspectiva para o crescimento da marca. Em Pernambuco, nosso reconhecimento e a eficiência logística são muito fortes, e os pontos de venda têm um faturamento bastante representativo”, diz João Lucena, gerente de marketing. Em dezembro deste ano, a empresa inaugura uma fábrica na cidade de Gravatá e até 2020 pretende abrir 200 franquias na região. Para a 5ª ABF Franchising Expo Nordeste, a marca trouxe uma réplica do novo modelo de loja que está sendo implantado, buscando ambientar os futuros franqueados, além de apresentar novos produtos e embalagens. “Somos uma franquia de médio investimento, em um mercado que mesmo frente à crise, continua crescendo”, comemora.
A feira também reuniu outras franquias pernambucanas, como o Grupo Bonaparte, o restaurante Quanto Prima, a rede OrtoEstética e a assessoria de franchising HM Varejo e Franchising.
A 5ª ABF Franchising Expo Nordeste foi realizada no Centro de Convenções de Pernambuco de 3 a 6/11 com expectativa de receber mais de 11 mil visitantes qualificados e movimentar cerca de R$ 30 milhões em novos negócios.
Site: www.abfexponordeste.com.br
Fotos: Izabela Alves