Franquias pernambucanas em destaque na 5ª ABF Expo Nordeste

Segundo ABF, franquias pernambucanas lideram o ranking regional de franqueadores no Nordeste

Franquias pernambucanas em destaque na 5ª ABF Franchising Expo Nordeste
Empreendedorismo: visitantes em busca de bons negócios na feira de franquias do Nordeste

A 5ª ABF Franchising Expo Nordeste ofereceu diversas opções de negócios para quem deseja empreender. Dentre os destaques da edição estavam as franquias genuinamente pernambucanas. Segundo dados da ABF, o Estado lidera o ranking regional de franqueadores com 90 marcas, entre as 250 criadas na Região Nordeste. Para o diretor regional da ABF, Leonardo Lamartine, isso acontece devido à criatividade e história de empreendedorismo do povo pernambucano.

Franquias pernambucanas em destaque na 5ª ABF Franchising Expo Nordeste
Maior feira de franquias do Nordeste atrai público com perfil empreendedor

Uma das representantes pernambucanas na feira foi a Clube da Bossa Choperia. Criada em 2014, ganhou formatação de franquia um ano depois e participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo Nordeste. Com valores que variam de R$ 60 a R$ 100 mil de investimento, a rede de bares populares é voltada para as classes B e C e tem, atualmente, cinco unidades em operação. Para o diretor operacional da marca, Leandro Guimarães, a feira é uma vitrine e as expectativas estão além do esperado. “Esse é o momento de estartar nosso processo de expansão. Estamos tendo uma ótima aceitação, já fizemos mais de 300 apresentações e cadastramos mais de 100 e-mails de interessados. Vamos fazer um trabalho de contato pós-feira com materiais detalhados e reuniões para fechar negócios”, afirma. “Queremos expandir para outros estados do Nordeste”, complementa.

Franquias pernambucanas em destaque na 5ª ABF Franchising Expo Nordeste
5ª ABF Franchising Expo Nordeste atrai grande público

Outra empresa genuinamente pernambucana é a farmácia de manipulação Roval. Fundada em 1988, tornou-se franquia há cinco anos, e em 2014, lançou a bandeira Pet, especializada em remédios para animais.  A marca participou de quatro edições da feira, sendo que as três primeiras em espaço compartilhado com outros parceiros. Nesta edição, apresenta o seu trabalho em um estande próprio, o que para o CEO da empresa, Charles Tokarski, aumentou a visibilidade e trouxe um número maior de cadastros. “Em um espaço maior, fazemos um trabalho ainda mais qualificado e atencioso para os nossos candidatos”, diz. Com dez lojas e oito franquias, a marca pretende expandir em espiral, no Nordeste. “A feira traz um impulso para a marca, que já reúne pessoas de todos os estados próximos. Recife é um lugar estratégico para se fazer o evento”, destaca.

Também apostando na região está a marca de cosmético e perfumaria Chlorophylla. A empresa, fundada em 1986 na cidade de Curitiba, foi adquirida por uma administração pernambucana em 2013. “Acreditamos muito na região como perspectiva para o crescimento da marca. Em Pernambuco, nosso reconhecimento e a eficiência logística são muito fortes, e os pontos de venda têm um faturamento bastante representativo”, diz João Lucena, gerente de marketing. Em dezembro deste ano, a empresa inaugura uma fábrica na cidade de Gravatá e até 2020 pretende abrir 200 franquias na região. Para a 5ª ABF Franchising Expo Nordeste, a marca trouxe uma réplica do novo modelo de loja que está sendo implantado, buscando ambientar os futuros franqueados, além de apresentar novos produtos e embalagens. “Somos uma franquia de médio investimento, em um mercado que mesmo frente à crise, continua crescendo”, comemora.

Franquias pernambucanas em destaque na 5ª ABF Franchising Expo
Cursos são procurados durante a feira

A feira também reuniu outras franquias pernambucanas, como o Grupo Bonaparte, o restaurante Quanto Prima, a rede OrtoEstética e a assessoria de franchising HM Varejo e Franchising.

A 5ª ABF Franchising Expo Nordeste foi realizada no Centro de Convenções de Pernambuco de 3 a 6/11 com expectativa de receber mais de 11 mil visitantes qualificados e movimentar cerca de R$ 30 milhões em novos negócios.
Site: www.abfexponordeste.com.br

Fotos: Izabela Alves