ABF vai à Espanha para reunião da FIAF e SIF 2015

abf-reuniao-fiaf-valencia-camargo-tardioli-2015
Ricardo Camargo e Fernando Tardioli (à direita) da ABF representam o Brasil na reunião da FIAF em Valência

Além de participar do Salão Internacional de Franquias, ABF assina junto com outros membros da Federação Ibero-Americana “Joint Declaration” sobre microfranquias

Representantes da ABF foram à Espanha para participar de dois importantes eventos do franchising no país europeu. Fernando Tardioli, diretor institucional, e Ricardo Camargo, consultor internacional da Associação estiveram no Salão Internacional de Franquias (SIF), realizado em Valência de 15 a 17 de outubro.

Com 170 marcas expositoras, a feira é a segunda maior da Espanha. Após sofrer com a grave crise econômica mundial, o país da península ibérica está em seu segundo ano de recuperação. O PIB espanhol deve crescer 2% este ano e o desemprego, antes de 25%, baixou para 18%.

Após a feira, os executivos brasileiros participaram da 2ª reunião da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF). O encontro contou com 11 dos 12 países membros: Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Guatemala, Costa Rica e México, excetuando-se o Paraguai.

abf-reuniao-fiaf-valencia2-2015
No encontro, membros aprovaram “Joint Declaration” sobre microfranquias

Importantes assuntos estavam na pauta da reunião. O primeiro deles foi a assinatura de uma “Joint Declaration” de Microfranquias. Elaborado pelo diretor institucional da ABF, o documento que unificará o conceito dessa modalidade de negócio nos países integrantes da FIAF foi signatado por todos os membros presentes.

Enquanto secretária de comunicação da entidade ibero-americana, a ABF apresentou na reunião o novo material institucional da FIAF, criado pela entidade brasileira.

O ponto alto do encontro foi a eleição dos países membros que comandarão as secretarias da FIAF em 2016-2017. O novo secretário geral da entidade é o México, representado pela Associação Mexicana de Franquias (AMF), na figura de Diego Elizarraras, diretor internacional da entidade; Gabriel Grasiuso é o diretor executivo, função que exerce na Associação Uruguaia de Franquias (CAUFRAN). Já a ABF foi reeleita para as secretarias legal e de comunicação, conduzidas por Fernando Tardioli e Ricardo Camargo, respectivamente.

Outro tema relevante debatido na reunião foi o posicionamento dos países membros a respeito da interferência governamental no setor. “Todos os países defendem maior autonomia do franchising. O sistema nasceu com autonomia e deve crescer assim”, afirma Camargo. O assunto será decidido na próxima reunião da FIAF, marcada para abril de 2016.

 

Fotos: ABF Divulgação