JORNAL DIÁRIO DO AMAZONAS – ROSANA VILLAR – 17/08
Com a inauguração de novos shoppings centers e o aumento da mão de obra empregada, que realiza as refeições fora de casa, Manaus entrou na mira das redes de alimentação, que projetam expansão das operações também para o interior do Estado.
As lojas de alimentação, ou Food Service, representam 33% do total de franquias do Brasil, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Até 2012, a Região Norte possuía 4% do total de franquias do País e, já no primeiro semestre deste ano, esta participação subiu para 6%. A expectativa é que chegue a 8% no próximo ano.
A Mr. Mix programa abrir uma segunda unidade em Manaus e expandir para o interior do Estado, com a implantação de lojas em Parintins, Manacapuru, Coari e Itacoatiara.
“A empresa tem uma cultura forte de interior, onde temos experiências de sucesso no Nordeste e Centro-Oeste. Temos uma loja agradável, de padrão A e B, mas com um produto de preço acessível às classes C e D. Assim, as lojas do interior acabam virando o ‘point’ da cidade, o que é muito bom”, avalia o gerente de expansão da empresa, Ricardo Almeida.
A franquia projeta abrir 18 novas unidades na Região Norte. “Temos lojas em Manaus, Altamira, em Belém e no Macapá e todas estão acima da média de vendas da rede”, diz.
O custo médio de implantação da franquia é de R$ 120 mil, e cada loja emprega, em média, dez funcionários.
Cidade estratégica
Para o diretor da marca Doggis, franquia de lanchonetes de origem chilena especializada em cachorro quente, Bruno Grossman, Manaus é considerada uma cidade estratégica para a expansão da marca, que estima a possibilidade de abertura de, pelo menos, mais 20 lojas só na capital. Atualmente, a lanchonete possui duas franqueadas na cidade. “É uma das cidades que mais cresce no Brasil e uma praça importante para a marca”, disse.
O custo médio inicial para a instalação da franquia Doggis é de R$ 250 mil e cada loja emprega, em média, dez pessoas.
Momento oportuno
Com a primeira loja da marca instalada no Shopping Ponta Negra, a Empada Brasil foi uma das marcas que aproveitou o bom momento econômico da Região, com a inauguração de novos centros de compras, para se inserir no mix de ‘food service’ da cidade.
“Essa foi uma franquia que me chamou atenção porque o alimento é todo preparado na hora, com ingredientes frescos. Nada é congelado e isso me dá a oportunidade de conseguir fornecedores e ingredientes locais”, explica a sócia-proprietária da loja na capital amazonense, Lorena Souza.
O fornecimento local minimiza os impactos no estoque e no custo logístico, uma vez que o custo final dos produtos muda de local para local. Para comparar, o preço mínimo em Manaus é R$ 5, enquanto no Rio de Janeiro é R$ 3.
De acordo com informações da franqueadora, o investimento médio inicial é de R$ R$ 163 mil, no caso de loja, e de R$ 72 mil, para quiosques.
Se você está pensando em comprar uma franquia, confira artigos que o Portal do Franchising separou para te ajudar:
- Franquias 2019: conheça bons negócios de redes que ditarão tendência
- 15 franquias em quiosque que fazem um enorme sucesso
- Franquias de ‘casual dining’ são a bola da vez no segmento de Alimentação
- 10 franquias de bares para quem quer abrir um negócio pronto para operar
- 9 Franquias de marketing digital para você ganhar dinheiro na internet
- 19 franquias de serviços com alta demanda de clientes
- Melhor negócio: 22 franquias baratas de alimentação para ter em 2018
- 14 franquias de hamburgueria que surfam no sucesso dos ‘gourmets’
- Hábito alimentar do brasileiro impulsiona franquias de bolos; conheça 8 opções
- 16 franquias de alimentação saudável para investir em um setor lucrativo
- 9 franquias de açaí que demandam baixo investimento inicial