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Franquia de carrinho de churrasco custa R$ 30 mil

PORTAL UOL EMPREENDEDORISMO AFONSO FERREIRA – 29/07

Com investimento a partir de R$ 30 mil, as franquias de espetinhos de churrasco aparecem como uma das opções de negócio mais baratas no setor de alimentação.

Nesse mercado, atuam marcas como Espetinhos Mimi, Espetinhos Dagosto, Spetinho e Cia, e Varanda Espetinhos. Os modelos de negócio incluem carrinhos de churrasco e bares com cardápios mais elaborados.

Os valores de investimento inicial variam de R$ 30 mil a R$ 250 mil, dependendo do tipo de negócio. O faturamento médio mensal vai de R$ 18 mil a R$ 140 mil, com prazos para retorno do investimento de 12 até 50 meses.

Entre as opções de investimento da rede Espetinhos Mimi – a rede oferece negócio com carrinho, quiosque ou bar -, o carrinho de churrasco é a mais barata, custa R$ 30 mil. O faturamento mensal pode chegar a R$ 18 mil. O lucro varia de 18% a 20% do valor do faturamento.

Segundo o gerente de franquias da marca, Renato Palhares, o modelo é indicado para praias e locais de grande fluxo de pessoas, como nas proximidades de estádios de futebol e grandes empresas.

Atividade exige alvará da prefeitura

Assim como nos demais modelos de negócio, para trabalhar com o carrinho também é preciso obter um alvará da prefeitura. Mas não são todos os municípios que autorizam esse tipo de negócio.

Por isso, é importante que o empreendedor cheque se poderá trabalhar no local que deseja antes de assinar com a franquia. De acordo com Palhares, o documento concede permissão ao empreendedor para exercer a atividade apenas em uma área delimitada.

“Não é porque ele tem um carrinho que poderá sair vendendo pela cidade inteira. Ele terá um limite de espaço para atuar”, declara.

Setor de alimentação está em alta

De acordo com o presidente da ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising no Rio de Janeiro), Beto Filho, o número crescente de refeições realizadas fora de casa impulsiona o crescimento do setor de alimentação, incluindo os espetinhos.

Segundo a ABF, em 2012, as franquias de alimentação faturaram R$ 20,57 bilhões, alta de 17,6% em relação a 2011 (R$ 17,49 bilhões).

O presidente da ABF-Rio afirma que o espetinho é um produto conhecido pelo público e, dificilmente, tem rejeição. “No Brasil, há uma cultura de consumir churrasco com os amigos, principalmente no verão.”

Beto Filho diz, ainda, que é importante o empreendedor avaliar o cardápio da franquia antes de investir. Algumas redes têm espetinhos com legumes que podem ser diferenciais no mercado.
“Apesar de o carro-chefe serem os espetinhos de carne, as opções vegetarianas atendem a uma parcela do público mais preocupada com alimentação saudável”, declara.

Franquias concorrem com açougues e supermercados

Segundo o diretor da consultoria em expansão de negócios Fábrica 3, João Augusto Bueno, as franquias de espetinhos também concorrem com açougues e supermercados, que vendem o produto congelado.

O diferencial da franquia, de acordo com o consultor, deve estar no serviço prestado ao cliente. “Se o ambiente e o atendimento estiverem ruins, as pessoas vão preferir assar o espetinho congelado em casa. Numa loja de rede, elas buscam conforto e comodidade”.

Antes de investir, no entanto, Bueno diz que o empreendedor deve conversar com outros franqueados da rede para checar se os dados informados pela franqueadora são reais.

“São os franqueados que confirmarão o desempenho da rede. É preciso ver se o faturamento e o lucro das lojas são os mesmos informados pela matriz e qual o suporte que ela oferece para o negócio”, afirma.

Atividade informal prejudica mercado

A concorrência com vendedores ambulantes informais de churrasquinhos é a maior dificuldade para as franquias de espetinhos, de acordo com Palhares. Ele afirma que, muitas vezes, os ambulantes oferecem preços mais baixos por trabalharem com carnes de procedência duvidosa e sem os cuidados de higiene alimentar necessários.

“Existe um vendedor de churrasquinho em praticamente toda esquina. O desafio da franquia é se distanciar dessa imagem de atividade informal e mostrar que é possível ter mais qualidade.”

 

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