Franqueados no pódio

REVISTA PEGN – REDAÇÃO – 06/08

As franquias brasileiras estão distribuindo prêmios como viagens, tablets e até automóveis mas não para os consumidores que aderem a promoções. Quem está recebendo as recompensas são os franqueados que mais se destacam durante o ano. Com essa estratégia, as marcas querem mostrar que reconhecem os esforços dos parceiros mais eficientes e estimular a cultura da meritocracia, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). “Como o franqueador não pode interferir diretamente na loja do franqueado, a solução é valorizar boas práticas”, afirma Altino Cristofoletti Júnior, presidente do Conselho de Ética da ABF.

A iniciativa de promover as premiações reforça a divulgação dos critérios de desempenho mais valorizados pelas redes. Para o gerente de marketing da Imaginarium, Gilberto Carvalho, a recompensa não impede o franqueado insatisfeito de deixar uma rede, mas tem impacto positivo na performance. “O que retém o dono da unidade é um negócio saudável. As campanhas chamam a atenção para pontos fundamentais, com o objetivo de melhorar os resultados”, diz.