A ABF Expo, uma das maiores feiras de franquias do mundo, retorna ao formato presencial em 2022, com mais espaço e novas marcas expositoras. A 29ª edição do evento acontece entre os dias 22 e 25 de junho, na Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá cerca de 450 marcas dos segmentos de segmentos diversos. O Franchising Brasil — resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) — trará cinco investidores latino-americanos para a exposição.
Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil, ressalta que o objetivo da viagem é apresentar aos convidados franquias brasileiras participantes do programa e fomentar negócios. “Estamos muito confiantes e com grandes expectativas em relação à ABF Expo. Temos um grupo forte e esperamos fechar muitos negócios com as marcas que serão apresentadas durante o evento”, cita ele com otimismo.
O grupo é composto por investidores do Chile, Peru e Paraguai. Entre os convidados está a chilena Marcela Varas Cataldo, com atuação nos setores de alimentação e vestuário. Cataldo é presidente do Comitê de Franquias da Câmara de Comércio de Santiago e master franqueada da marca espanhola LLao LLao no Chile desde 2016, com seis unidades em operação e mais seis com abertura prevista para os próximos dois anos.
Já o Peru será representado por três players do mercado de franchising, todos membros do Comitê de Franquias do Promperu. Dentre os convidados está Jorge Wong, com interesse nos segmentos de alimentação, saúde, beleza, bem-estar, e franquias de médio e baixo investimento de diferentes setores. Jorge é proprietário da marca Embarcadero 41, com mais de 15 anos de atuação e 16 unidades.
Também teremos a presença de Richard Lovon, atuante nos setores de serviços, contact center e tecnologia, e dono da marca Photolife Studios, rede de franquias de estúdios fotográficos com 11 anos de atuação.
E por último, a peruana Martha Garate Chavez, que atua na área de estética e serviços em geral, também estará no evento. Ela é empresária da marca de moda íntima Bombon Rojo, com seis unidades no país latino.
Teremos, ainda, a ilustre presença de Christian Trovato, do Paraguai, que opera nos setores de vestuário e acessórios. Chistian é CEO do grupo Trovari, que atualmente possui 32 locais exclusivos, com lojas de marcas como United Colors of Benetton, Lacoste e Pandora, além de um shopping center próprio.
Franchising Week
A Franchising Week, que integra a ABF Expo, é realizada desde 2016. O evento, com duração de uma semana de imersão no universo das franquias, é o maior encontro do setor na América Latina. Este ano a iniciativa reunirá nove eventos em um só, que serão realizados durante a ABF Expo, em formato híbrido, mesclando o presencial com transmissões virtuais.
Dentre os eventos, ocorrerá o Congresso Internacional de Franchising e a cerimônia de entrega do Prêmio Destaque de Internacionalização 2022, que será realizada no dia 22 de junho, às 14h. Serão premiados cinco cases de internacionalização das seguintes redes de franquias: Chilli Beans, Espaçolaser, Grupo SD, iGUi e Oakberry.
Última edição
A edição mais recente da ABF Expo aconteceu presencialmente em 2019 e reuniu 400 marcas expositoras e mais de 60 mil visitantes. Após dois anos de interrupção devido à pandemia, a feira volta com expectativa de receber um público ainda maior em 2022, tendo ampliado a área do evento em 1 mil m², totalizando 32 mil m².
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.