Início Notícias ABF em Ação ABF FW 22: a evolução da alimentação não ficará só no delivery

ABF FW 22: a evolução da alimentação não ficará só no delivery

ABF FW 22: a evolução da alimentação não ficará só no delivery
Pinel de Transformação Digital e Futuro da Tecnologia de Restaurantes na Franchising Week

Segunda parte de debates do setor acontece de forma presencial no Expo Center Norte, em São Paulo, e conta com participação de líderes internacionais

20/06/2022

A 7ª edição ABF Franchising Week se iniciou nesta segunda-feira (20/6), no Expo Center Norte, em São Paulo. O megaevento que reúne o maior congresso de franquias da América Latina e a maior feira de franchising do mundo, a ABF Franchising Expo, acontece no formato híbrido, com participações presenciais e transmissão online e ao vivo, após dois anos de pandemia do novo coronavírus.

Com o tema Transformação Digital e Futuro da Tecnologia de Restaurantes, Antonio (Tom) Moreira Leite, vice-presidente da ABF, chamou a primeira palestra do período da tarde, ministrada por Dan Gertsacov, conselheiro sênior da McKinsey e coordenador de Novos Mercados do Google na América Latina, que participou de forma online. “A tecnologia tem tornado a alimentação melhor, mais rápida e/ou mais barata ao longo da história da humanidade”, afirmou.

Gertsacov apresentou um panorama geral e histórico da cultura alimentícia no mundo e suas mudanças no decorrer das revoluções industriais. “A tecnologia tem tornado a alimentação melhor, mais rápida e/ou mais barata ao longo da história da humanidade”, ressaltou.

Antonio Moreira Leite, vice-presidente da ABF, no palco conversa com o palestrante Dan Gertsacov, Conselheiro Sênior da McKinsey e coordenador Novos Mercados do Google na América Latina, que participa de forma online

O consultor também acrescentou que as inovações no setor não irão parar com o crescimento exponencial do delivery e que os restaurantes devem estabelecer de forma muito clara os seus objetivos e estratégias para maximizar e migrar o estabelecimento para a tela do celular. “Essas inovações estão apenas começando e vão evoluir cada vez mais”, acrescentou.

Estamos no momento da indústria 4.0, onde o processo de digitalização se inicia onde há maior oportunidade ou maior dor dentro do estabelecimento, buscando no mercado soluções dentro do restaurante e do país, como evitar o desperdício de alimentos.

Principais insights da NRA

Chamada ao palco, Simone Galante relembrou a agenda da Missão Técnica Galunion à National Restaurant Association (NRA) Show 2022, em Chicago (EUA), entre os dias 19 e 24 de maio. A missão contou com o apoio da entidade oficial do franchising brasileiro, foi a maior de todas já realizadas, com 97 pessoas, e a maior parte de associados à ABF.

A executiva apresentou um overview do evento, as visitas técnicas realizadas, tours, palestras e pontuou a importância de processos, como: simplificar, encolher e focar para gerar valor e fazer com que a marca chegue até o seu cliente final. Principalmente, segundo a especialista, neste momento de crise de mão de obra, o que colabora ainda mais para a ampliação do uso da tecnologia.

Processos sinalizados no NRA Show 2022

Durante a missão, o grupo pôde acompanhar as rotinas de restaurantes e debater as novas formas de comprar e vender nos Q-commerces (caracterizados pela velocidade nas suas entregas). Simone destacou que a eficiência, rapidez, rastreabilidade e qualidade são necessidades que se transformam e viram tendências para o setor em 2022, fortalecendo canais diretos e integrados, fornecimento hiperlocal, Dark Kitchens & Hubs de Proximidade e Social Commerce.

Em seguida, Tom Moreira Leite apresentou a evolução do Food Service no âmbito digital, intensificado ainda mais na pandemia, a partir do entendimento de que o cliente é o ponto central, o cuidado com as pessoas e suas estratégias – como adequação de cardápios e redução de custos. “No Spoleto, passamos a experimentar a identificação dos pontos fracos, principalmente os problemas mais sinalizados nos aplicativos de delivery. Tivemos ótimos resultados e iremos fazer isso sempre agora”. Além da capacidade de assimilação dos dados, tradicional hospitalidade, qualidade e digitalização dentro dos aplicativos e dos próprios restaurantes.

O fator “experiência” que gera um valor dentro de um restaurante também foi abordado, visto que crucial para determinação da escolha de um cliente.

Fator experiência que gera um valor dentro de um restaurante também foi abordado no painel

No último bloco do evento, André Friedheim, presidente da ABF também falou sobre a experiência do NRA Show e apontou a eficiência do mercado americano de alimentação com os seguintes dados:

Dados do mercado americano de alimentação

Fotos: Keiny Andrade – ABF/Divulgação