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Franchising Collab destaca engajamento colaborativo e afetividade nos processos

Franchising Collab destaca engajamento colaborativo e afetividade nos processos
(A partir da esq.) Felipe Buranello (Maria Brasileira), Natiele Krassmann (Criamigos), Fabio Khouri (Vai Voando) e Lyana Bittencourt (Grupo BITTENCOURT) durante a Sessão de Insights

Sessão de Insights Franchising Collab contou com participação de Fabio Khouri (Vai Voando), Felipe Buranello (Maria Brasileira) e Natiele Krassmann (Criamigos), com moderação de Lyana Bittencourt (Grupo BITTENCOURT).

No início da tarde dessa quinta-feira (26/10), a 21ª ABF CON evidenciou a troca de experiências e ideias na primeira Sessão de Insights do evento, sob o tema Franchising Collab. O encontro reuniu os empresários Fabio Khouri (Vai Voando), Felipe Buranello (Maria Brasileira), membro da Comissão de Microfranquias e Novos Formatos, e Natiele Krassmann (Criamigos) com moderação de Lyana Bittencourt (Grupo BITTENCOURT).

Na visão da executiva, para que as marcas possam crescer é preciso primeiro cuidar do time. “Se tivermos um time engajado conosco na jornada, provavelmente a gente vai conseguir criar bons ecossistemas, atender bem os nossos clientes, avaliar efetivamente e conseguir o apoio do nosso time”, disse Lyana.

Para Khouri, o exemplo da Vai Voando trouxe uma visão de um ecossistema de colaboração e geração de oportunidade dentro das comunidades e sendo exemplo de ESG. “Percebemos que esse mercado precisava ser explorado. Temos muitos desafios, mas temos uma grande população C D E com a necessidade de viajar e também ser empreendedora. Isso foi a nossa oportunidade. Geramos oportunidade dentro das favelas com empreendedores formais e geramos facilidades para quem quer planejar a viagem”.

O executivo destacou, ainda, que são muitos aprendizados nessa jornada. “Franqueado feliz é franqueado rentável. Eles precisam ser ouvidos, abordamos um modelo campeão, queremos transformar com colaboração a Vai voando e dividir o senso de responsabilidade”, afirmou.

Numa fala emocionante, Natiele Krassmann contou a história da Criamigos, que nasceu após uma visita das sócias na NRF (convenção da norte-americana National Retail Federation, maior evento do varejo mundial) em 2016 com a missão de gerar emoções e experiências afetivas para as crianças e suas famílias.

A executiva destacou que a marca não é somente vendedora de pelúcias personalizadas mas há um percurso de sentimentos. Para ela, o sucesso de toda a cadeia se dá na valorização do tripé Fornecedor, Franqueados e Colaboradores. “Nosso alto faturamento se deu porque cuidamos do nosso tripé”, disse. Fazendo uma analogia com uma construção, Natiele observou que “tudo que cresce sustentável tem um alicerce firme, uma base, e quando passamos nossos dias trabalhando para o franqueado, para a franqueadora e para os fornecedores, isso faz com que se sustente todo o espaço de crescimento”.

De acordo com Natiele, nesse momento em que tudo se torna digital, a Criamigos acredita que as experiências encantadoras têm a ver com o que nos torna mais humanos. “Nós temos a responsabilidade de levar as histórias das pessoas”, concluiu.

Relacionamento e propósito
Buranello, por sua vez, destacou a força do relacionamento nas redes de franquias e o propósito da Maria Brasileira em facilitar a vida das pessoas. Ele salientou que a estratégia para engajar pessoas é fazer parte efetivamente da vida delas. “Não em contrato, mas fazer parte de um todo. Um engajamento efetivo e verdadeiro”, disse.

Em sua apresentação, o executivo mostrou as experiencias de ações de relacionamento com os franqueados da rede Maria Brasileira para que esse sentimento seja transmitido para todas as equipes na ponta da cadeia.

Como destaque, Buranello trouxe o exemplo da franqueada Erica Bernardes, de Tres Rios (RJ), que ganhou em 2023 o Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueada do Ano por toda sua dedicação em atividades de assistência social e em conectar as profissionais da rede.

Em todo o processo da marca, o executivo acredita que as profissionais se sentem acolhidas e a franqueadora sente também que isso é muito importante. “Mais do que entender de limpeza, entendemos de pessoas”, concluiu.

Foto: Marcelo Justo