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Terceiro dia da ABF Con inicia com painel sobre Franchising Íntegro

Terceiro dia da ABF Con inicia com painel sobre Franchising Íntegro
Abertura do terceiro dia da ABF Con por Tom Moreira Leite, presidente da ABF
  • Campanha teve início na 20ª Convenção, ocorrida em 2022;
  • Conceitos como honestidade, transparência e boa reputação foram abordados pelos participantes

Boa gestão, parceria, ética, profissionalismo, força, ordem, união e responsabilidade são os pilares da campanha “ABF por um Franchising Íntegro”. Capitaneada por Tom Moreira Leite, a iniciativa foi lançada na 20ª Convenção, ocorrida no mesmo palco, em 2022. Um ano depois, a discussão sobre o assunto volta ao mesmo palco, abrindo o terceiro dia da ABF Con. Mediado pela presidente do Conselho, Cristina Franco, o painel “Franchising Íntegro na Prática”  teve participação, além do presidente da entidade, de Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário. Durante a conversa, os executivos abordaram a importância de questões como honestidade, transparência e reputação.

Cristina deu início à sua participação contando que teve contato com a Comissão de Ética na gestão de Grynbaum (2005-2008) e que, a partir daí, teve ainda mais ciência sobre a importância deste conceito para o desenvolvimento do franchising brasileiro. Tom também deu um breve relato sobre sua experiência com uma das  marcas do Grupo Trigo em um momento de crise entre os anos de 2010 e 2013, muito em decorrência do boom expansionista dos shoppings e com o distanciamento da franqueadora em relação aos seus franqueados.

Segundo ele, a resposta veio na medida que, além da revisão dos processos, foi detectada a necessidade de se estabelecer uma conexão mais próxima com os franqueados. Grynbaum aproveitou o gancho e enfatizou a importância deste conceito. “O tempo todo estamos fazendo conexão com pessoas, que são a razão de todas as empresas existirem. Precisamos entender o franqueado e fazer com que ele nos entenda. Isso é fundamental porque as franquias, no fundo,  têm bases familiares, mas são geridas de forma profissional”.

Cristina ressaltou a importância da transparência nas relações, sobretudo para garantir o bom nome e a perenidade de uma marca. “O franchising é baseado na construção de uma reputação ancorada na honestidade”. Tom emendou dizendo que as pessoas são plenamente capazes de reconhecer a verdade e que esta é libertadora. “A verdade é uma só e aquele que é verdadeiro, não precisa se preocupar”.

Ele ainda completa dizendo que o fato de primar pela transparência em todas as suas relações já foi apontado em uma pesquisa de clima organizacional como uma característica nem tão positiva assim. “Sou transparente por convicção e, ao longo dos anos, desenvolvi a capacidade de desenvolver ligações profundas e verdadeiras e os franqueados percebem isso.”

Artur finalizou endossando a fala de Tom. “Isso está muito ligado também à reputação que construímos ao longo do trabalho. Costumo dizer que reputação é o conjunto de coisas boas que se faz ao longo da sua história, olhando não só para você, mas para a sociedade como um todo”.

Foto: Marcelo Justo