Assuntos relacionados a liderança e gestão foram tratados por Décio Pecin (ABF/CNA), Paulo Camargo (Espaçolaser) e Silvina Mirabella (Óticas Carol)
O primeiro dia de plenárias da 21ª ABF Con foi marcado pela palestra descontraída e motivacional sobre Liderança e Gestão com Paulo Camargo (Espaçolaser), Silvina Mirabella (Óticas Carol), mediada por Décio Pecin (CNA), membro do Conselho da ABF, que salientou a importância da eficiência na gestão das operações de franquias.
Pecin destacou alguns pontos para ser um bom líder e como moderador buscou dos painelistas suas posições. “Para ser um bom líder hoje é preciso ter conhecimento técnico, empatia com o operador e franqueado, ser atualizado, ser ético, ter sensibilidade. Além disso, é preciso estar a serviço dos liderados, ter equilíbrio psíquico próprio e das pessoas que trabalham com a equipe”, afirmou.
Para Silvina, na gestão de um grande time é muito importante estar presente o fator ‘estabilidade emocional’. “Ser exemplo e caminhar juntos. Sentir que somos um time para o nosso business, somos parceiros, família, nas alegrias e nas dores, dentro do jogo, abraçando-os. Isso é muito importante para a eficiência e para que as pessoas se sintam ouvidas”, observou.
A executiva também evidenciou a relevância de um processo de gestão organizado, com planejamento e revisão constantes dos projetos e das prioridades, para se entender as dores imediatas e as estratégias para o bom andamento da corporação. “As emergências e as importâncias dentro do dia a dia das empresas devem ser revistas constantemente, pois as prioridades mudam o tempo todo e isso impacta nas operações, por isso a equipe tem que se reunir e listar o que é prioridade e importante”, disse.
Para Camargo, a liderança é servidora e ter que admitir a sua vulnerabilidade e ter empatia são pontos atualmente fundamentais para ser um bom líder. “O líder tem que ter a visão do todo, da complexidade, ter a capacidade de sintetizar e dar foco no que é importante e no que deve ter esforço”, defendeu.
O palestrante assinalou, ainda, que os colaboradores não se conectam com cargos e sim com pessoas que têm a visão transparente. Para ele, “o papel do bom líder é se conectar sendo autêntico. Ninguém se conecta com quem não se coloca no lugar do outro e com quem não é autêntico”.
Uma sugestão de Camargo para se aproveitar as fortalezas dos franqueados e aumentar o sucesso das empresas é criar comitês, envolvendo os franqueados, se reunindo mensalmente e priorizando os problemas para resolvê-los, tentando resolver os que devem ser a curto prazo e os que são mais estratégicos”. Na Espaçolaser atualmente são seis comitês.
Para finalizar e dirigindo-se aos líderes na plateia, Pecin fez uma analogia com o jogo de tênis para sugerir que não dá para separar o ser humano do líder. “Líderes presentes, é preciso acertar mais do que errar, buscando sempre o equilíbrio do corpo, da mente e da alma para que consigam bater a bola mais certa, aprendendo com os erros”, concluiu.
Foto: Marcelo Justo