Início Notícias ABF em Ação 2º dia da ABF Con 2023 inicia com painel sobre a importância da inovação no franchising

2º dia da ABF Con 2023 inicia com painel sobre a importância da inovação no franchising

2º dia da ABF Con 2023 inicia com painel sobre a importância da inovação no franchising
Painel reúne José Gonçalves Junior (Portobello Shop), Estanislau Bassols (Cielo), Ana Bogus (Havaianas) e Juarez Leão (ABF/Leão Group)

Painelistas evidenciaram que o conhecimento pleno do perfil do cliente atendido é um fator preponderante para as redes, associado à inovação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do franchising.

O segundo dia da ABF Con 2023, que acontece no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (BA), iniciou com o Painel “Inovarejo para os grandes players do Franchising – o futuro é agora”. Conduzida pelo secretário do Conselho da entidade, Juarez Leão (Leão Group), a roda de conversa contou com a participação de Ana Bogus (Havaianas), José Gonçalves Júnior (Portobello Shop) e de Estanislau Bassols (Cielo).

Leão iniciou dizendo que a troca de experiências entre os painelistas veio em momento propício por ser a época em que as empresas fazem os planejamentos estratégico e de orçamento para o próximo ano.

Houve um consenso quando se ressaltou a importância do franchising para o setor varejista, considerando-o uma parcela do mercado “que deu certo”. O CEO da Cielo endossou essa ideia, afirmando que “para que este movimento de ascensão continue, é fundamental estar em contato permanente com o cliente, conhecendo-o a fundo, sabendo não apenas suas preferências de compra, mas a forma como esta é realizada”.

Já para Leão, o varejo é um eterno jogo de “rouba-monte” em que a intenção principal é estar sempre à frente da concorrência. E o plano de fundo de tudo se resume em uma palavra: dados, mais precisamente, a análise deles.

Para que isso seja feito da forma mais efetiva possível, a inovação deve ser a palavra-chave e está baseada principalmente na adoção de ferramentas digitais. Entre estas está a Inteligência Artificial, que servirá, inclusive, para prever futuros comportamentos e analisar o máximo possível de informações que puderem ser captadas pelas empresas no ato da compra, seja esta por meio digital, na loja física ou, até mesmo, quando a compra é iniciada por meios virtuais e finalizada em uma loja física, a chamada omnicanalidade.

Omnicanalidade
E a omnicanalidade pode ser observada na Havaianas, que já conta com pontos de venda em mais de 100 países e, no Brasil, das 550 lojas, 545 são franquias. No período da pandemia, foram desenvolvidas uma série de ações para que a marca estivesse mais perto do cliente e Ana foi enfática ao dizer que uma proximidade com os franqueados foi ainda mais necessária.

“Criamos ‘squads’ dentro da empresa e eles tiveram atuação preponderante no entendimento das necessidades dos clientes. Paralelo a isso, também temos feito um trabalho intenso de modo a tornar nossos vendedores engajados, apresentando e reforçando o ‘nosso gingado’, o que vem contribuindo em muito para os nossos resultados”, disse a executiva.

Gonçalves, da Portobello, ressaltou a importância de se ter um mix de produtos. “Além do porcelanato, também temos uma série de outros itens que contribuem para oferecer um atendimento em 360 graus, sobretudo fora do país”, ressaltou. “Inauguramos uma fábrica no estado americano do Tennessee e, lá, entendemos como funciona o mercado e passamos a oferecer produtos diferenciados, de acordo com a preferência local”, completou.

O executivo salientou, ainda, que os empresários devem mudar o mindset e passar a fazer uso das ferramentas digitais. Com isso, será possível realizar um planejamento detalhado, com perfeita execução, o que gerará bons impactos nos resultados gerais.

Foto: Keiny Andrade