Início Notícias ABF em Ação Em clima de celebração e ideias, é aberta 21ª ABF Con

Em clima de celebração e ideias, é aberta 21ª ABF Con

Em clima de celebração e ideias, é aberta 21ª ABF Con
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, na abertura da ABF Con 2023

Convenção anual da Associação Brasileira de Franchising, ABF Con 2023 reúne centenas de participantes no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba até o dia 29/10.

Com um espetáculo de muita luz e cor e casa cheia, a Convenção da Associação Brasileira de Franchising 2023 – ABF Con, foi aberta na noite dessa quarta-feira (25/10), no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, em Una, Bahia.

O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, saudou os participantes, inclusive membros da classe política presentes. Ressaltando os números do desempenho do franchising, o executivo salientou que, no acumulado dos últimos 12 meses (apurados até junho/2023), o setor atingiu uma receita de R$ 225 bilhões e somou cerca de 188 mil franquias distribuídas por todo o País.

“Representamos hoje mais de 2% do PIB, geramos um milhão e seiscentos mil empregos diretos e em média nove postos de trabalho a cada franquia que se abre”, afirmou o presidente. E em tom de homenagem a esse enorme contingente de trabalhadores que movimentam o setor de franquias, Moreira Leite pediu que a plateia, em pé, desse uma salva de palmas a todos eles.

A transformação digital que avança no setor e a inovação pela educação foram outros pontos destacados pelo presidente da ABF em seu discurso. “O franqueado deve encontrar no franqueador toda uma transmissão da cultura, desde o entendimento do que é pertencer e operar em rede, até a orientação operacional daquela marca específica, de suas características e padrões. Ao movimento que potencializa essa aproximação chamamos de inovação pela educação, que ao se propor a educar no negócio ‘franchising’, potencializa franqueados e franqueadores, ampliando-lhes visão, possibilidades, capacidade de interação e rentabilidade”, disse.

Para fortalecer ainda mais a inovação pela educação, Moreira Leite anunciou o lançamento da nova plataforma de educação da ABF, baseada, segundo ele, em dois pilares da maior importância: a ABF Academy, ambiente de ensino proprietário e exclusivo da entidade alinhada ao espírito do tempo, e o Portal Sebrae ABF, que serão apresentados em detalhes nesta quinta-feira (26).

“Vamos celebrar o início de um novo ciclo de parceria da entidade com o Sebrae Nacional, com foco em educação e em levar as boas práticas do franchising por todo o país, que unirá as expertises de ambas as instituições. Essa parceria com o Sebrae nos ajuda na consolidação do que temos chamado de franchising íntegro, ao levar conhecimento e qualificação para milhões de brasileiros através da notável capilaridade do Sebrae”, declarou o presidente da ABF.

Inclusão empreendedora
Outro ponto evidenciado pelo presidente da ABF em sua fala a capacidade do franchising em escalar negócios e o papel do setor na inclusão empreendedora, no que ele chama de “empreendedorismo assistido”. “O franchising se constitui no que chamo de empreendedorismo assistido na medida em que atrai o indivíduo que aspira ter o próprio negócio para um ecossistema comprovadamente sólido”. Ainda segundo ele, o empreendedorismo assistido leva a trajetória do empreendedor franqueado para uma alta taxa de sucesso em sua jornada. Da mesma forma e pelo mesmo caminho, avança positivamente o franqueador.

O executivo enfatizou, ainda, o fortalecimento das ações de advocacy por parte da ABF, como a apresentação de emendas na matéria de reforma tributária, com um comitê atuante no parlamento e no poder executivo e a redução da alíquota  do ISS de 5% para 2% pago pelas empresas franqueadoras em diferentes municípios – tais como Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Balneário Camboriú, Joinville e São José do Rio Preto –, assim como a renegociação de dívidas das redes de franquias com o município de São Paulo.

ABF Con 23
Tom Moreira Leite, presidente da ABF (à esq.) e Cristina Franco, presidente do Conselho (à dir.) entregam o troféu de Franqueador do Ano e do Hall da Fama do Franchising à Adriana Lima e João Baptista Jr., executivos representantes do Rei do Mate

Novos participantes do Hall da Fama
A presidente do Conselho da ABF, Cristina Franco, falou a respeito do trabalho institucional da entidade e da enfática defesa e exaltação do franchising íntegro pela Associação.

“Nós estamos trabalhando duro, com afinco, em harmonia, na defesa dos interesses do setor de franquias brasileiro, o que amplia a atuação da ABF, e na defesa e valorização do franchising íntegro, feito com ética, com responsabilidade, de acordo com a lei de franquias, enfim, a ABF segue cumprindo sua missão de apontar o caminho ético e íntegro para todos os atores do setor”, declarou.

ABF Con 23
Ricardo Bomeny recebe o troféu de Personalidade do Franchising 2023, ingressando também no Hall da Fama

Cristina falou, ainda, da importância do Hall da Fama, instituído em sua gestão como presidente da ABF em 2016, e da homenagem à Personalidade do Ano do Franchising, conduzindo a entrega dos troféus ao Rei do Mate, que ingressou no Hall, e à Ricardo Bomeny (Bob’s), como Personalidade do Ano.

ABF Con
Fernando Ribeiro (Sal e Brasa), diretor ABF Regional Nordeste, ao lado do presidente da entidade, Tom Moreira Leite, fala durante a 21ª ABF Con

Antes do show de encerramento, o diretor da Regional ABF Nordeste, Fernando Ribeiro (Sal e Brasa), observou a importância da Região ao receber o maior encontro do franchising brasileiro e que o Nordeste está aberto a todos os franqueadores para receber mais investimentos e acolher a todos.

ABF Con
Seu Jorge e a empolgada plateia da ABF Con 2023: espetacular

A noite foi encerrada de forma brilhante com o show do multiartista carioca Seu Jorge.

A 21ª ABF Con tem o patrocínio das empresas Alelo, Bradesco, Cielo, Coca-Cola, Heineken, PagBank, Santander/Getnet, The Led, BMG, iFood, Pede Pronto e Safra/SafraPay.

Fotos: Keiny Andrade e Marcelo Justo