Convenção anual da Associação Brasileira de Franchising, ABF Con 2023 reúne centenas de participantes no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba até o dia 29/10.
Com um espetáculo de muita luz e cor e casa cheia, a Convenção da Associação Brasileira de Franchising 2023 – ABF Con, foi aberta na noite dessa quarta-feira (25/10), no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, em Una, Bahia.
O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, saudou os participantes, inclusive membros da classe política presentes. Ressaltando os números do desempenho do franchising, o executivo salientou que, no acumulado dos últimos 12 meses (apurados até junho/2023), o setor atingiu uma receita de R$ 225 bilhões e somou cerca de 188 mil franquias distribuídas por todo o País.
“Representamos hoje mais de 2% do PIB, geramos um milhão e seiscentos mil empregos diretos e em média nove postos de trabalho a cada franquia que se abre”, afirmou o presidente. E em tom de homenagem a esse enorme contingente de trabalhadores que movimentam o setor de franquias, Moreira Leite pediu que a plateia, em pé, desse uma salva de palmas a todos eles.
A transformação digital que avança no setor e a inovação pela educação foram outros pontos destacados pelo presidente da ABF em seu discurso. “O franqueado deve encontrar no franqueador toda uma transmissão da cultura, desde o entendimento do que é pertencer e operar em rede, até a orientação operacional daquela marca específica, de suas características e padrões. Ao movimento que potencializa essa aproximação chamamos de inovação pela educação, que ao se propor a educar no negócio ‘franchising’, potencializa franqueados e franqueadores, ampliando-lhes visão, possibilidades, capacidade de interação e rentabilidade”, disse.
Para fortalecer ainda mais a inovação pela educação, Moreira Leite anunciou o lançamento da nova plataforma de educação da ABF, baseada, segundo ele, em dois pilares da maior importância: a ABF Academy, ambiente de ensino proprietário e exclusivo da entidade alinhada ao espírito do tempo, e o Portal Sebrae ABF, que serão apresentados em detalhes nesta quinta-feira (26).
“Vamos celebrar o início de um novo ciclo de parceria da entidade com o Sebrae Nacional, com foco em educação e em levar as boas práticas do franchising por todo o país, que unirá as expertises de ambas as instituições. Essa parceria com o Sebrae nos ajuda na consolidação do que temos chamado de franchising íntegro, ao levar conhecimento e qualificação para milhões de brasileiros através da notável capilaridade do Sebrae”, declarou o presidente da ABF.
Inclusão empreendedora
Outro ponto evidenciado pelo presidente da ABF em sua fala a capacidade do franchising em escalar negócios e o papel do setor na inclusão empreendedora, no que ele chama de “empreendedorismo assistido”. “O franchising se constitui no que chamo de empreendedorismo assistido na medida em que atrai o indivíduo que aspira ter o próprio negócio para um ecossistema comprovadamente sólido”. Ainda segundo ele, o empreendedorismo assistido leva a trajetória do empreendedor franqueado para uma alta taxa de sucesso em sua jornada. Da mesma forma e pelo mesmo caminho, avança positivamente o franqueador.
O executivo enfatizou, ainda, o fortalecimento das ações de advocacy por parte da ABF, como a apresentação de emendas na matéria de reforma tributária, com um comitê atuante no parlamento e no poder executivo e a redução da alíquota do ISS de 5% para 2% pago pelas empresas franqueadoras em diferentes municípios – tais como Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Balneário Camboriú, Joinville e São José do Rio Preto –, assim como a renegociação de dívidas das redes de franquias com o município de São Paulo.
Novos participantes do Hall da Fama
A presidente do Conselho da ABF, Cristina Franco, falou a respeito do trabalho institucional da entidade e da enfática defesa e exaltação do franchising íntegro pela Associação.
“Nós estamos trabalhando duro, com afinco, em harmonia, na defesa dos interesses do setor de franquias brasileiro, o que amplia a atuação da ABF, e na defesa e valorização do franchising íntegro, feito com ética, com responsabilidade, de acordo com a lei de franquias, enfim, a ABF segue cumprindo sua missão de apontar o caminho ético e íntegro para todos os atores do setor”, declarou.
Cristina falou, ainda, da importância do Hall da Fama, instituído em sua gestão como presidente da ABF em 2016, e da homenagem à Personalidade do Ano do Franchising, conduzindo a entrega dos troféus ao Rei do Mate, que ingressou no Hall, e à Ricardo Bomeny (Bob’s), como Personalidade do Ano.
Antes do show de encerramento, o diretor da Regional ABF Nordeste, Fernando Ribeiro (Sal e Brasa), observou a importância da Região ao receber o maior encontro do franchising brasileiro e que o Nordeste está aberto a todos os franqueadores para receber mais investimentos e acolher a todos.
A noite foi encerrada de forma brilhante com o show do multiartista carioca Seu Jorge.
A 21ª ABF Con tem o patrocínio das empresas Alelo, Bradesco, Cielo, Coca-Cola, Heineken, PagBank, Santander/Getnet, The Led, BMG, iFood, Pede Pronto e Safra/SafraPay.
Fotos: Keiny Andrade e Marcelo Justo