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Franchising brasileiro mira mercado europeu na Expo Paris 2016

Franchising brasileiro mira mercado europeu na Expo Paris 2016
Estande do Brasil na Expo Paris 2016

Com mais de 500 milhões de habitantes e uma economia em recuperação, o mercado europeu vem atraindo a atenção e o interesse de redes de franquia brasileiras. Para incentivar este movimento, a ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estão promovendo, no âmbito do Convênio de Cooperação 2015-2017, uma missão empresarial à Franchise Expo Paris 2016, a maior feira de franquias do mercado europeu e a segunda maior do mundo, realizada de 20 a 23 de março. O evento reúne 450 marcas de 83 países e espera receber cerca de 37 mil empreendedores. O franchising brasileiro será representado pela marca Habib’s – maior rede de fast-food de culinária árabe no mundo – que tem um estande na feira.

Franchising brasileiro mira mercado europeu na Expo Paris 2016
Público em um dos corredores da feira

Fundada em 1988, a marca iniciou sua expansão pelo sistema de franchising em 1992. Desde então, a rede já recebeu, por 15 vezes consecutivas, o Selo de Excelência em Franchising da ABF. Participante cativo das feiras de franquias da ABF, atualmente o Habib´s possui mais de 430 unidades no País e duas outras marcas, a Ragazzo e o Box 30. Depois de se consolidar no mercado nacional, a Rede começa a estudar as possibilidades do mercado externo, na Expo Paris, tendo o mercado europeu como prioritário.

Franchising brasileiro mira mercado europeu na Expo Paris 2016
Franchising Brasil: rede Habib’s expõe na Paris Expo

“Estamos participando pela primeira vez da Expo Paris, visando ao mercado europeu. Já temos algumas reuniões agendadas com grandes empresas e investidores interessados. Mas o objetivo principal, nesse primeiro momento, é conhecer as oportunidades e sentir o mercado internacional. Entendemos que a rede está pronta em termos de estrutura e com saúde financeira para dar mais esse passo, e que o mercado europeu, por todas as suas características e influências, sinaliza boas possibilidades para a marca”, explica Sergio Iunis, diretor de desenvolvimento e expansão do Grupo Habib’s.

Ainda de acordo com Iunis, “toda a expertise da Apex-Brasil e da ABF com certeza facilitarão o entendimento desse novo mercado para a rede. A ideia é que até o final de 2017 possamos iniciar nossa trajetória internacional, com o mesmo DNA de preço acessível e qualidade de produto”.

Franchising brasileiro mira mercado europeu na Expo Paris 2016
Em alta: tecnologia a serviço do franchising

Atualmente, existem ao menos 134 redes de franquias brasileiras com operação internacional. Destas, 31 atuam na Europa e 5 na França. De acordo com o diretor internacional da ABF, André Friedheim, “a participação na Expo Paris faz parte do calendário de promoção internacional do Convênio ABF-Apex-Brasil, e reforça o compromisso da ABF no apoio aos seus associados no que diz respeito à exportação, uma pauta extremamente relevante para as empresas brasileiras, especialmente no contexto atual de retração econômica. Produtos e serviços do Brasil são desejados e valorizados em diversos países, e temos certeza de que as franqueadoras brasileiras estão cada vez mais voltadas ao mercado internacional”. Até hoje, este convênio já levou mais de 100 empresas a mais de 50 países, em feiras e eventos.

Franchising brasileiro mira mercado europeu na Expo Paris 2016
ABF e Apex buscam ampliar internacionalização das marcas brasileiras

Além de um estande na Franchise  Expo Paris, a missão empresarial ABF-Apex-Brasil inclui uma série de reuniões com potenciais franqueados, parceiros locais e entidades comerciais do setor de diferentes partes do mundo.  “Temos dois objetivos principais: buscar parceiros locais (seja um potencial franqueado, sócio ou representante) e conhecer as práticas do franchising no mercado europeu. De forma geral, o processo de internacionalização não é uma simples transposição, mas demanda algumas adaptações, tanto na gestão do negócio como nos produtos e serviços. Nesse sentido, participar da missão agiliza e facilita este processo, uma vez que permite o contato com o que há de mais atual no mercado de franchising europeu”, explica o diretor internacional da ABF.

 

Fotos: ABF/divulgação