Início Revista Franquia e Negócios Revista Franquia e Negócios – Ago/16 Franchising brasileiro ganha semana de eventos, em São Paulo

Franchising brasileiro ganha semana de eventos, em São Paulo

Franchising brasileiro ganha semana de eventos, em São Paulo

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

ABF Franchising Week é inaugurada e passa a incorporar importantes congressos do setor e a ABF Franchising Expo

Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) reuniu cinco congressos tradicionais de seu calendário, mais dois estreantes e a ABF Franchising Expo em uma única semana. O intuito foi facilitar o acesso ao conteúdo qualificado, oferecido pela Associação, a visitantes que vêm de longa distância, ou que não podem se ausentar das empresas em um ano tão desafiador.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-02-ed68

O objetivo é criar um marco no calendário oficial da cidade de São Paulo, voltado ao sistema de franquias. “Quando pensamos no franchising como um mercado competitivo, pensamos também em um colaborativo. Educação muda o mundo, o Brasil e faz do franchising um setor que cresce, mesmo em meio a esse período”, afirmou a presidente da ABF, Cristina Franco, na abertura do evento.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-03-ed68

A ABF Franchising Week reuniu mais de dois mil congressistas, entre os dias 13 e 18, para acompanhar o Seminário Setorial de Food Service + Pós-NRA, Congresso de Expansão de Redes, Fórum de Multifranqueados, Simpósio de Franquia de Moda e Cosméticos, Simpósio Mulheres do Franchising, Franchising Emergente e Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial.

Com agenda intensa e repleta de profissionais referendados em franchising e empreendedorismo, os eventos contaram ainda com presenças ilustres, como do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Luis Mario Galbetti, do estilista Ronaldo Fraga, do fundador da Cavalera, Alberto Hiar, da fundadora da FLC e da ONG Amigos do Bem, Alcione Albanesi, entre outros. Confira o que rolou nas próximas páginas.

Destaques da 1ª ABF Franchising Week

revista-franquia-negocios-destaque-revista-04-ed68Food Service fatura R$ 27,9 bilhões
No 10º Seminário Setorial de Food Service, a ABF apresentou os resultados da décima edição da Pesquisa Setorial ABF Food Service. O segmento cresceu 9,4% em 2015, se comparado ao ano anterior. Os resultados das franquias associadas à ABF correspondem a 7% da indústria de alimentação. A pesquisa foi encomendada pela ABF à consultoria ECD Food Service e contou com 80 respondentes, um recorde até o momento.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-05-ed68Tendências internacionais
Os curadores do Grupo ABF apresentaram uma síntese da 97ª Convenção da National Retail Federation (NRA), que aconteceu em Chicago (EUA), em maio. De acordo com informações divulgadas na NRA Show, apresentadas pela co-coordenadora do Comitê de Food Service ABF, Simone Galante, a geração atual está mais propensa a comer fora de casa e está mais instruída sobre gastronomia, o que apresenta novos desafios para os players do mercado.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-06-ed68Leads qualificados
A segunda edição do Congresso de Expansão de Redes apresentou painéis que orientaram profissionais de expansão a garimpar e trabalhar bons leads para as redes. Capacitação, mídias digitais, millennials, principais erros na seleção e Demonstrativo de Resultados em Exercício (DRE) foram alguns dos assuntos tratados. O ex-capitão do Bope, Paulo Storani, encerrou o evento com táticas da política especial que podem ser aplicadas às vendas.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-07-ed68Evento para franqueados
Pensado a princípio como um congresso fechado para menos de 50 pessoas, o Fórum de Multifranqueados supreendeu pela procura e atraiu quase cem franqueados. O evento entrou para a grade fixa da ABF Franchising Week. Em três painéis foram apresentadas as rotinas, benefícios e desafios do crescimento desses profissionais. Ao final, todos puderam debater temas específicos em mesas-redondas.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-08-ed68Grifes e estilistas renomados
Marcas como Animale, Cavalera, Haco e Canatiba participaram de debates inspiradores durante a 7ª edição do Simpósio de Franquia de Moda e Cosméticos ABF. O estilista da SPFW, Ronaldo Fraga, apresentou um documentário sobre seu último desfile, que tinha como tema Amor, e deu sua visão sobre o mercado de moda. Letícia Abraham, da WGSN Mindset, falou sobre inovações baseadas nas demandas de todas as classes sociais, que se concentram em conveniência, surpresa, customização e exclusividade.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-09-ed68Histórias inspiradoras
O 4º Simpósio Mulheres do Franchising reuniu três executivas de sucesso, Cleusa Maria da Silva, da Sodiê Doces, Geovana Donella, da Donella & Partners e Alcione Albanesi, da ONG Amigos do Bem, para falarem sobre suas histórias de vida, escolhas pessoais e desafios do empreendedorismo feminino. Durante o evento, a idealizadora do Comitê, Cristina Franco, pontou que “o empoderamento da mulher nos negócios é capaz de mudar o mundo”.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-10-ed68Estratégias de expansão
A primeira edição do congresso Franchising Emergente reuniu grandes franqueadores, com mais de 100 unidades, para falarem sobre seus desafios e estratégias de crescimento. Eduardo Félix, da Chilli Beans, Isaias Oliveira, da Chiquinho Sorvetes, Filipe Sisson, da iGui Piscinas e Marcelo Farrel, do Bob’s, dividiram suas experiências com o público presente.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-11-ed68Ministro do STF
A palestra magna de abertura da 10ª edição do Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial contou com a ilustre presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para falar sobre o novo Código Processual Civil (CPC). A regulamentação está em vigor desde 18 de março e serve como referência para todas as ações processadas, inclusive no franchising. Na sequência da palestra de Fux, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Luis Mario Galbetti, falou sobre a aplicabilidade do novo CPC aos contratos de franquia, com exemplos práticos. Os congressistas participaram, ainda, de mesas redondas com temas específicos e paineis que falaram sobre internacionalização e relacionamento franqueado e franqueador.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-12-ed68Cartilha de Arbitragem
Os participantes do Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial receberam uma cartilha com orientações sobre arbitragem, desenvolvida pelo Comitê Jurídico da ABF. A publicação explica o papel do árbitro e das partes, os benefícios e vantagens da arbitragem e como funciona o procedimento arbitral.

revista-franquia-negocios-destaque-revista-13-ed68Destaque Sustentabilidade
Os vencedores do Prêmio Destaque Sustentabilidade, que integra o Selo de Excelência em Franchising, foram revelados na ABF Franchising Week. Neste ano, concorreram 22 projetos de 20 marcas diferentes. A apuração das empresas ganhadoras seguiu o regulamento, considerando o desempenho da franqueadora nos indicadores operacionais, de relacionamento, econômico e desempenho global. Bibi Franchising e Óticas Carol foram premiados na categoria Sênior. Grupo Astral e Cebrac foram reconhecidos na categoria Máster. Os inscritos na categoria Pleno não atingiram a nota mínima.

25ª ABF Expo tem crescimento de público

revista-franquia-negocios-destaque-revista-14-ed68

Mais de 65,5 mil visitantes compareceram à 25ª edição da ABF Franchising Expo. O número é 4% superior ao da última edição e reforça o evento como a maior vitrine de franquias da América Latina. O setor se apresenta como opção forte de investimento durante a crise. “O franchising é uma consistente soma de pequenos que hoje representam 2,3% do PIB nacional. Iniciamos o acompanhamento antes da crise, em rede há alinhamento de expectativa. O franchising bem treinado e motivado ganha o jogo”, afirmou a presidente da ABF, Cristina Franco, na abertura do evento.

No total, mais de 400 marcas participaram da feira, sendo 63 estreantes. “O franchising se encaixa nesse momento porque é um modelo mais seguro de investir, oferece uma agenda positiva para empreender. O resultado é um crescimento de 7,6% no primeiro trimestre, na contramão do restante do mercado”, explicou o presidente do conselho de associados da ABF, Artur Grynbaum, na ocasião.

A mesa foi composta por importantes personalidades do empreendedorismo nacional, como Juarez de Paula, gerente do Sebrae Nacional, que representou o presidente, Guilherme Afif Domingos, Ivan Hussni, diretor-técnico do Sebrae-SP, representando o presidente do conselho deliberativo, Paulo Skaf, Marco Basso, diretor geral da América Latina da Informa Exhibitions, organizadora da feira, além de franqueadores de importantes marcas do setor que representaram, na cerimônia, os mais de 400 expositores, entre eles, o ex-jogador Ronaldo Nazário, que falou sobre sua marca Ronaldo Academy. “Esse é nosso primeiro ano na feira, esperamos fazer grandes negócios e ajudar o futebol a enfrentar a crise de identidade”, afirmou.

Novidades da feira

revista-franquia-negocios-destaque-revista-15-ed68Novos modelos de negócio, operações híbridas e hiper segmentação foram os destaques dessa edição. “O franchising brasileiro mostrou maturidade e serenidade frente a um cenário político e econômico complexo. Com muita responsabilidade, o setor continua a desenvolver negócios de uma forma estruturada, o que atraiu muitos empreendedores novos e tradicionais”, avalia Cristina.

Para atender ao atual momento econômico do País, grandes redes anunciaram lançamento de franquias de venda direta, com investimento reduzido, como a Cacau Show e a Contém1g. Para divulgar seu retorno à feira com novidades, a Cacau Show promoveu ações de distribuição de gelatos e chocolate a cada toque das buzinas. Em outro corredor, o Giraffas girava um pratômetro, que prometia contabilizar, em tempo real, quantas refeições eram vendidas na rede.

As marcas também migraram para quiosques e trucks. Uma delas foi a Jin Jin, que costuma trabalhar com quatro culinárias nos restaurantes – chinesa, japonesa, coreana e tailandesa -, e no quiosque Jin Jin Sushi oferecerá apenas a japonesa, como forma de diminuir os investimentos necessários para atender as demandas do investidor atual. “Temos meta de cinco novos quiosques para este ano. Já temos um instalado há seis meses no shopping SP Market, em São Paulo, com faturamento médio de R$ 60 mil e rentabilidade de 12%”, afirma o diretor de marketing, Christiano Evers.

A Mercadão dos Óculos também diminuiu seu ponto comercial e oferece a opção de trucks. Além do investimento menor – cerca de R$ 79 mil –, o modelo servirá como experimentação para mercados onde ainda não está presente. “É um modelo de negócios que dialoga com o momento, ajuda a experimentar o mercado e diminui o risco do franqueado”, explica o diretor-executivo, Gustavo de Freitas.

Muitas outras marcas apresentaram novas opções de investimento reduzido, como o Habib’s Select, com um cardápio enxuto, loja menor e investimento de R$ 800 mil, a Chiquinho Sorvetes, que apresentou seu quiosque, com investimento de R$ 210 mil, a 5àSec, que anunciou um modelo que parte de R$ 380 mil, 30% menos que o convencional, e o Grupo Prepara, com uma proposta de microfranquias in school, Ensina Mais e Pingu’s, a partir de R$ 30 mil.

Alguns resultados também já foram contabilizados pelas franquias. A Fom saiu com 120 oportunidades de expansão, a Imaginarium, com 150 e a Della Via, revendedora da Pirelli, que expôs pela primeira vez, já espera abrir cinco franquias em um ano.

Inovações
Há novidades previstas para a próxima edição da ABF Expo. Os fornecedores participarão do espaço Montando minha Franquia, em que poderão oferecer seus serviços a franquias de interesse. Além disso, está prevista a criação da Arena do Conhecimento, integrada ao espaço de exposição, com conteúdo da ABF, patrocinadores e que poderá ser sublocada por expositores para apresentarem seus negócios a potenciais candidatos.

 

Veja alguns artigos interessantes do Portal do Franchising, clique e te levaremos para lá: