Início Notícias Franchising brasileiro é premiado internacionalmente

Franchising brasileiro é premiado internacionalmente


Franquias brasileiras recebem Prêmio Best Franchisee of the World 2013

Através de uma parceria com a organização do Best Franchisee of the World, a ABF liderou uma delegação composta por três franqueados brasileiros que foram finalistas no Selo de Excelência 2013, além de três outros premiados de edições anteriores, para concorrerem na edição deste ano da premiação. O evento de entrega dos troféus aconteceu no dia 07 de dezembro, no Palazzo Borghese, em Florença, na Itália. 

Sob o apoio do convênio da ABF com a Apex-Brasil, as empresas O Boticário, Havaianas, Serafina, Esmalteria Nacional, Emagrecentro, Casa do Construtor, Água Doce Sabores do Brasil e Spa das Sobrancelhas concorreram com franqueados de diversos países. 

Dentre os cases vencedores estão a Casa do Construtor, que recebeu o 2º lugar com os franqueados Luciano Henrique de Souza e Leandro Henrique De Souza, O Boticário, com o 3º lugar para os franqueados Glênia Gentil, Glicia Gentil e Glauber Gentil, Spa das Sobrancelhas, com o 4º lugar para a franqueada Jane Muniz e a Água Doce Sabores do Brasil, com o 5º lugar para o franqueado Renato Munhoz. O primeiro lugar ficou para a rede mexicana Beleki e o franqueado Victor Valdés Dávila. 


No sentido horário: Casa do Construtor, O Boticário, Água Doce Sabores do Brasil e Spa das Sobrancelhas

Para Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, a maior conquista com o prêmio foi presenciar o reconhecimento mundial de uma iniciativa desenvolvida por um dos 900 franqueados da marca, sinal de que a rede caminha com os parceiros certos em suas lojas. “O prêmio nos dá muito o que comemorar e indica que estamos no caminho certo. Servirá a todos como incentivo para inovar sempre em produtos e serviços de qualidade”, afirmou o executivo. 

As redes Emagrecentro, Serafina e Havaianas também receberam destaque com os prêmios Especial de Serviços, Melhor Startup do ano e Especial de Varejo, respectivamente.


No sentido horário: Emagrecentro, Serafina e Havaianas, representada por Rogério Feijó, diretor da ABF, recebem prêmios especiais

Nos últimos anos, o franchising tornou-se mais reconhecido. São inúmeras feiras ao redor do mundo, portais, revistas, conferências, congressos, reuniões, entidades e associações, todos eles dirigidos para a evolução do setor. Para o diretor de franqueados da ABF, Erik Cavalheri, o franchising brasileiro não fica para trás neste panorama. “Com um crescimento constante e bem sucedido, ano a ano, as franqueadoras nacionais vem conquistando o seu espaço, além de grande visibilidade internacional”, afirma o executivo que também acompanhou a delegação à Itália. “Uma palavra que pode traduzir bem o evento é ‘glamouroso’. Para o próximo ano, desejamos aprimorar a participação brasileira, levando um número ainda maior de empresas”, finaliza o diretor.
 
Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF também fez parte da comitiva, além de participar, pela segunda vez, como um dos membros da comissão julgadora do Best Franchisee of the World 2013. “O franchising brasileiro foi o grande destaque da premiação. Já temos um histórico modelo de franchising e que vem sendo cada vez mais reconhecido mundialmente”, afirma o diretor. 


Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, foi um dos jurados da premiação

Segundo Camargo, a experiência brasileira na premiação foi tão positiva que, com o apoio da APEX-Brasil, a viagem acabou entrando para a lista de missões internacionais da entidade. “Fizemos muitos contatos e pudemos apresentar para diversos investidores e redes italianas, todo o potencial brasileiro de expansão no setor”, finaliza. 
 
A delegação brasileira chegou à Itália no dia 01 de dezembro e aproveitou a oportunidade para cumprir uma agenda de visitas técnicas às redes Care Dente, em Bérgamo, One Stop Gelatto e K2 Chocolate Beauty. Além disso, foi realizada uma reunião com a Assofranchising (Associação Italiana de Franquias), para apresentar à entidade os números do franchising brasileiro e também discutir o interesse de marcas italianas atuarem no Brasil e vice-versa. Incursões ao varejo de Florença e Milão fizeram parte da programação, como a visita ao IGIGLI, um dos complexos comerciais mais bem-sucedidos da região da Toscana. Também fizeram parte do grupo ABF, José Lamônica, da Editora Lamônica e Daniel Tornovsky, diretor de relações internacionais da ABF-Rio. 


Grupo da ABF na cerimônia de premiação do BFW 2013

Em 2014, os seis cases finalistas da categoria Franqueado no Selo de Excelência da ABF, serão automaticamente inscritos para concorrer ao prêmio Best Franchisee of the World 2014.