Apenas alguns anos atrás, se um empreendedor quisesse saber como estava o seu negócio no mercado, bastava monitorar o faturamento e a concorrência do setor.
Numa conta básica, na comparação com o seu principal concorrente, conseguiria saber sua porção no mercado, o market share.
Para entender o mundo de hoje, no entanto, agregue a essa conta básica dois fatores: a mudança de comportamento do consumidor, bem como uma mudança crucial na concorrência, que agora vem de todos os lados, de baixo e de cima também.
Na Chilli Beans, por exemplo, eu concorro mais com empresas que têm o mesmo tíquete médio que o meu, do que com a companhia que vende o mesmo produto. Assim, camisetas e celulares, por exemplo, são grandes concorrentes dos meus óculos e relógios
E não é só isso. Produtos e serviços também competem na cesta do consumidor, menos nos períodos de ‘vacas gordas’, mais quando é preciso ‘apertar o cinto’.
Essa mudança no cenário agregou desafio ao dia a dia dos empresários. Cada vez mais, é preciso trabalhar para atrair esse consumidor, e superar sua expectativa.
Se uma boa relação custo-benefício e bom atendimento já foram diferenciais, pulverização do produto, fácil acesso à marca, experiência no ponto de venda e cuidado no pós-venda passam a ser os novos requisitos que o empreendedor deve perseguir nesse novo mundo. E boa sorte nos negócios!
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