Faturamento do setor de franquias cresceu 9,2% no primeiro trimestre

Faturamento do setor de franquias cresceu 9,2% no primeiro trimestre

Isto É Dinheiro – Redação – 28/05

O faturamento da indústria de franquias cresceu 9,2% em termos nominais no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A receita do setor foi de R$ 31,3 bilhões, contra R$ 28,7 bilhões nos três primeiros meses de 2014.

A presidente da ABF, Cristina Franco, avalia que o resultado mostra a força do segmento no atual momento econômico. “O resultado desta pesquisa é um forte indicativo da resiliência de nosso setor”, afirma. “Em um trimestre que costuma ser mais difícil, ao menos recuperamos a inflação e com alguma sobra.” Para Cristina, a abertura de lojas explica em parte o bom desempenho.

De acordo com o levantamento, os segmentos que mais cresceram no período foram Alimentação e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, ambos com expansão do faturamento da ordem de 14%, e Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 11%.

Nos três primeiros meses do ano, o número de lojas no País cresceu 2,5%. No fim de março, 128.809 lojas franqueadas estavam em funcionamento. Em número de unidades, os segmentos que mais cresceram foram Acessórios Pessoais e Calçados (14%) e Comunicação, Informática e Eletrônicos (13%).