Especialistas debatem a transformação tecnológica em evento da ABF Rio

Atuando sempre em prol das boas práticas do Sistema de Franquias e trazendo sempre assuntos atuais e pertinentes ao dia a dia dos empreendedores, a ABF Rio realizou na manhã dessa quinta-feira (17/06) um debate com especialistas para discutir a transformação tecnológica em mais uma edição do Café com Franquia virtual da entidade.

O bate-papo desta manhã aconteceu via plataforma Zoom, sendo transmitido para os interessados pelo canal do YouTube da ABF Rio. O tema ”A transformação tecnológica na formatação das franquias e negócios” foi tratado por Alain Guetta, sócio-diretor da Guetta Franchising, e Rodolfo Judice Araujo, CEO da HomeHub, sob mediação do vice-presidente da ABF Rio, Luiz Felipe Costa.

Guetta trouxe ao debate seu vasto conhecimento em franchising e sua atuação de vanguarda na ABF Rio na adoção de ações em prol do avanço tecnológico de todo o setor.

“O franchising é um método fantástico de descentralização e democratização dos negócios. Todas as inovações tecnológicas ao longo dos anos empoderam as pessoas ainda mais através da descentralização do conhecimento que a web proporciona, e essa junção com o franchising dá mais poder e sucesso aos envolvidos“, declarou o executivo.

Por meio de fatos históricos, Guetta explicou detalhadamente os avanços tecnológicos até a chegada da Web 3.0 com a utilização de blockchain – sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. O especialista falou a respeito d a sua usabilidade no sistema de franquias e discorreu, ainda, sobre a definição de diversas ferramentas digitais e terminologias conhecidas por desenvolvedores como NFT, DAO, DeFi (finanças descentralizadas), e Phygital.

Judice trouxe a história dos 46 anos da empresa da família, Judice & Araújo, que se reinventou e é um grande exemplo do novo conceito “Figital (físico + digital). Ele narrou como a empresa conseguiu crescer através da descentralização da informação, mas sem perder a essência, e hoje é a HomeHub: uma plataforma de tecnologia imobiliária que atua através de franquias conectadas em rede, com uma operação no modelo figital.

“Fala-se muito em tecnologia, mas tudo tem a ver com a mudança da mentalidade, tendo um pensamento mais flexível, de entender que é preciso estudar e aprender todos os dias. Somos uma ‘startup’ e temos que pensar rápido e estamos avançando,” concluiu Judice.

O evento contou ainda com uma grande interação dos participantes através de perguntas enviadas ao mediador. O próximo Café com Franquia Virtual da ABF Rio já está marcado para o dia 15 de julho com  tema a ser definido.