Encontro Empresarial e VTs agitam missão ABF e Apex-Brasil em Portugal

Portugal
Empresários brasileiros e portugueses no Encontro Empresarial Brasil-Portugal na sede da APF, em Lisboa

Nessa quarta-feira (13/11), os participantes da Missão de Internacionalização em Portugal da ABF e Apex-Brasil foram ao Encontro Empresarial Brasil-Portugal. O evento contou com a presença de 37 empresários portugueses, entre eles advogados, investidores, empresários do ramo de franquias, profissionais de bancos e do setor financeiro de investimentos.

A programação envolveu a apresentação da empresa Startup Business e da Associação Portuguesa de Franquias (APF). O momento de networking entre os empresários brasileiros da delegação oficial da ABF e os convidados portugueses foi durante mesas-redondas que contaram com os seguintes temas:

– Como identificar bons parceiros internacionais;

– Principais desafios percebidos para atuar no mercado português;

– Cultura empresarial brasileira x portuguesa;

– Modelos eficientes de cooperação internacional entre empresas;

– Exportação de produtos x exportação de serviços;

– Financiamento de negócios – modelos e tendências no Brasil e em Portugal.

Após o evento, a delegação brasileira seguiu para a cidade do Porto, para mais dois dias de intensa programação e mais reuniões business to business. Antes de deixar Lisboa, a ABF fez um agradecimento especial à sua congênere portuguesa pela disponibilização do espaço.

Visitas técnicas
Já na terça-feira, segundo dia da missão, o grupo do franchising brasileiro realizou uma série de visitas técnicas (VTs). A primeira visita do dia foi ao Grupo Sonae, administradores de mais de 35 shopping centers em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Romênia, Brasil e Colômbia.

A seguir, a delegação conheceu o Regus Park, maior rede de coworking do mundo, ela inclui quase 3.000 centros de negócios, abrangendo cerca de 900 cidades em 120 países. que também usa o modelo de franquias para expandir pela Europa. O franchising foi a opção escolhida para a expansão do grupo, tendo iniciado o processo em Portugal este ano.

A terceira visita foi ao máster franqueado da norte-americana RE/MAX. Maior rede imobiliária  em Portugal, a marca conta atualmente com mais de 300 agências.

Já a quarta e última parada do grupo no dia de VTs foi à Rangel Logística, maior operador internacional logístico de Portugal.

A Missão de Internacionalização da ABF e Apex-Brasil em Portugal termina nesta sexta-feira (15/11).

Fotos: ABF/Divulgação