Em Portugal, ABF representa o franchising brasileiro

Representantes do setor participaram do Congresso Português de Franchising e Empreendedorismo, como parte do evento que conta com exposição, palestras e workshops.

Portugal
Altino Cristofoletti Junior (à esquerda do palco) fala durante congresso da APF

O sistema de franquias brasileiro esteve representado na Feira de Franchising e Empreendedorismo realizada pela Associação Portuguesa de Franchising (APF). Participaram do evento o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos, e Luiz Felipe Costa, diretor vice-presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro.

Nessa segunda-feira (9), os executivos visitaram a exposição, realizada no Palácio da Bolsa, também conhecido como Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade lusitana.

Outra atividade do grupo de representantes do franchising brasileiro foi a participação no Congresso Português de Franchising e Empreendedorismo, realizado durante o evento que conta com exposição, palestras e workshops. O presidente da ABF falou no evento a respeito do mercado brasileiro e das perspectivas do setor para os próximos anos. O executivo aproveitou a ocasião para parabenizar a coirmã portuguesa, que, assim como a ABF, completa 30 anos em 2017.

A viagem marca o início de uma nova missão do franchising brasileiro à Europa e à Ásia. Depois de passar por Portugal, o grupo irá à Espanha, onde participará do Salão Internacional de Franquias, em Valência, e da reunião da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF). E após, embarcará para a Turquia e também à China.

Franchising português

De acordo com o 22º Censo do Franchising, o sistema de franquias em Portugal movimentou cerca de 5,1 milhões de euros em 2016. O setor responde por 2,79% do PIB nacional e pela criação de 117.450 postos de trabalho (cerca de 2,55% do emprego em Portugal). O mercado lusitano conta com 574 marcas em franchising, sendo 47% dos negócios de baixo investimento e o setor de serviços corresponde a 57,3% dos negócios em franchising em Portugal.

Foto: ABF/Divulgação