Início Notícias As vencedoras do Concurso da ABF para Startups

As vencedoras do Concurso da ABF para Startups

As vencedoras do Concurso da ABF para Startups
Representantes das 5 startups finalistas, júri e diretores da ABF na final do Concurso para Startups

Após 80 projetos inscritos e 16 pré-selecionados (45% de São Paulo e 30% da Região Sul, com destaque para Santa Catarina), 5 empresas foram as finalistas do Concurso Cultural de Startups para Soluções Aplicáveis no Franchising Brasileiro, o primeiro do gênero lançado pela ABF.

Os representantes das startups Collact, Decision6, Reviewr, Send4 e Xerpa apresentaram suas soluções à comissão julgadora na sede da entidade no último dia 5. Cada empreendedor teve 10 minutos para fazer sua apresentação (speech) e mais 10 minutos para responder as perguntas dos julgadores.

O júri foi formado por: Maria Rita Spina Bueno, diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo; Marcelo Cazado, diretor da Andoha Consulting; Humberto Ribeiro, curador do portal Epicentor, foi professor visitante da Universidade de Cornell (EUA); Eduardo Ferreira, CEO da Cinnepta e especialista em startups, e João Pirola, diretor da Inseed Investimentos. Pela ABF, os julgadores foram: Carlos Alberto Zilli, membro do Conselho ABF; Alberto Oyama, diretor de Franqueados; André Friedheim, diretor internacional, e Erik Cavalheri, diretor adjunto de tecnologia.

Zilli abriu o evento, detalhando aos participantes do concurso o papel da ABF nacional e internacionalmente – é hoje a segunda maior entidade do setor no mundo – e lembrando as três décadas de história da Associação, completadas em 2017. “O franchising brasileiro é hoje referência no mundo e isso nos orgulha bastante, fruto de muito trabalho desenvolvido nesses trinta anos”.

Maria Rita detalhou os critérios que definiram os projetos vencedores. A solução inovadora teria que responder ao problema delineado. “É incremental, é disruptiva?”, questionou. “Infelizmente, no Brasil nós temos pouca inovação disruptiva”, disse.

As soluções vencedoras

Depois da análise da comissão julgadora do concurso, foram consagradas vencedoras as startups Decision6, Reviewr e Send4.

João Paulo Couto, CEO da Decision 6, apresentou uma solução que traz para o mundo físico as mesmas métricas de melhoria de desempenho do mundo digital, tais como fluxo de pessoas na loja, em frente à vitrine, tempo de permanência do cliente no estabelecimento, conversões em vendas, ticket médio, entre outras.

A Reviewr colocou a experiência do consumidor no centro dos negócios. De acordo com Santiago Edo, CEO da startup, a ferramenta criada pela empresa coleta e reúne num só dashboard (painel de controle) as reviews (avaliações) registradas pelos consumidores.

Já a Send4 colocou em foco uma solução que aumenta as vendas on-line e off-line das franquias, criando um fluxo qualificado a partir da venda e-commerce. Cristian Trentin, cofundador da empresa, explicou que a startup criou “um plus no omnichannel”.

Os detalhes de cada solução serão apresentados na 17ª Convenção ABF do Franchising (de 25 a 29 de outubro, no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, Bahia). Como prêmio pela vitória no concurso, a ABF dará aos representantes das três startups a oportunidade de integrar o painel “Soluções Inovadoras e Eficazes para o Franchising Brasileiro”, com a participação de Caito Maia (Chilli Beans) e Robinson Chiba (China in Box), mediado por Maria Rita Bueno. Eles terão, ainda, um espaço na Expo Service, realizada paralelamente ao evento. Imperdível.

Foto: ABF/Divulgação