Diretor de comunicação da ABF trata de empreendedorismo na IstoÉ Dinheiro

Jae Ho Lee debateu o assunto ao lado de Guilherme Afif Domingos (Sebrae) e Marcel Solimeo (ACSP).

Debate
(Dir. p/ esq.) Jae Ho Lee, Guilherme Afif Domingos, Luís Arthur Nogueira, Marcel Solimeo e Geovana Pagel no debate sobre empreendedorismo

O diretor de marketing e comunicação da ABF, Jae Ho Lee, participou do debate “Empreendedorismo: O poder das micro e pequenas empresas”, realizado pela revista IstoÉ Dinheiro no último dia 15/12. O evento denominado “Debates Dinheiro” foi transmitido ao vivo na página do Facebook da publicação pela primeira vez.

Lee falou a respeito do menor índice de fechamento das franquias em relação à média dos negócios independentes. Entre os principais fatores estão, segundo ele, a entrega ao franqueado de um modelo de negócios formatado e testado e a adoção do Simples Nacional como regime tributário.

“A mortalidade em franquias é bem menor. O empreendedor que é solitário precisa fazer de tudo. Tem de ter vocação para operação, para administração, para liderança. Às vezes, ele possui apenas a vocação técnica, sem outros conhecimentos. No modelo de franquias, além da marca, há também os deveres e direitos de cada um, do franqueado e do franqueador. O empreendedor tem um parceiro comercial que desenvolve parte do trabalho para ele”, afirma Lee.

O diretor da ABF tratou do assunto ao lado de Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae Nacional, e do economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo. O editor da Dinheiro, Luís Arthur Nogueira, coordenou o debate que contou com a participação da também editora Geovana Pagel. A cobertura completa está no site www.istoedinheiro.com.br.

Foto: IstoÉ Dinheiro