Início Notícias ABF em Ação Diretor de comunicação da ABF trata de empreendedorismo na IstoÉ Dinheiro

Diretor de comunicação da ABF trata de empreendedorismo na IstoÉ Dinheiro

Diretor de comunicação da ABF trata de empreendedorismo na IstoÉ Dinheiro
(Dir. p/ esq.) Jae Ho Lee, Guilherme Afif Domingos, Luís Arthur Nogueira, Marcel Solimeo e Geovana Pagel no debate sobre empreendedorismo

O diretor de marketing e comunicação da ABF, Jae Ho Lee, participou do debate “Empreendedorismo: O poder das micro e pequenas empresas”, realizado pela revista IstoÉ Dinheiro no último dia 15/12. O evento denominado “Debates Dinheiro” foi transmitido ao vivo na página do Facebook da publicação pela primeira vez.

Lee falou a respeito do menor índice de fechamento das franquias em relação à média dos negócios independentes. Entre os principais fatores estão, segundo ele, a entrega ao franqueado de um modelo de negócios formatado e testado e a adoção do Simples Nacional como regime tributário.

“A mortalidade em franquias é bem menor. O empreendedor que é solitário precisa fazer de tudo. Tem de ter vocação para operação, para administração, para liderança. Às vezes, ele possui apenas a vocação técnica, sem outros conhecimentos. No modelo de franquias, além da marca, há também os deveres e direitos de cada um, do franqueado e do franqueador. O empreendedor tem um parceiro comercial que desenvolve parte do trabalho para ele”, afirma Lee.

O diretor da ABF tratou do assunto ao lado de Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae Nacional, e do economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo. O editor da Dinheiro, Luís Arthur Nogueira, coordenou o debate que contou com a participação da também editora Geovana Pagel. A cobertura completa está no site www.istoedinheiro.com.br.

Foto: IstoÉ Dinheiro