Delegação brasileira com seis empresas participa de missão para o México

Feira do México

Entre os dias 3 e 7 de março, um grupo com representantes de seis empresas brasileiras participa de uma missão a um destino repleto de oportunidades: o México.  A viagem de negócios conta com agenda recheada de encontros junto a investidores locais e a participação na 43ª edição da Feira Internacional de Franquias (Feria Internacional de Franquicias). A ação é realizada pelo Franchising Brasil – resultado da parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O time brasileiro composto pela Calçados Bibi, Sobrancelhas Design, Sterna Café, Mr. Cheney, Maple Bear e Morana começa a jornada com uma programação de reuniões B2B e visitas técnicas que contam com apoio da Embaixada do Brasil no México. No dia 3 de março, as empresas visitam o shopping Centro Santa Fé, o escritório da Smart Fit no país e, também, fazem um kick-off meeting com a Asociación Mexicana de Franquicias.

Já na quarta-feira, 4 de março, na Embaixada do Brasil, a delegação participa de um seminário para apresentação dos principais aspectos do mercado mexicano, e de uma apresentação da principal rede de lojas de departamentos do país, a Palacio de Hierro. Durante a tarde, a missão promove um encontro empresarial entre México e Brasil para que os empresários possam trocar experiências e identificar oportunidades de negócios.

Entre os dias cinco e sete de março, o grupo participará da FIF México, onde o Franchising Brasil disponibilizará um estande de 36 m² para as empresas brasileiras divulgarem suas marcas. O evento reúne anualmente cerca de 40 mil pessoas e mais de mil marcas durante os três dias de duração e é considerado um dos mais importantes do setor da América Latina. A última edição gerou $ 120 milhões de pesos mexicanos em negócios para os seus 380 expositores presentes.

“De acordo com dados do estudo encomendado pelo programa, as franquias cresceram 9.8% no México em 2018, quando comparamos dados com o ano de 2017. É hoje um setor que representa 6% da economia mexicana. Por isso essa missão é tão importante. Os participantes vão ter contato com investidores de um mercado que está a pleno vapor e à procura de novas marcas”, explica Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil.

A BIBI, gigante do setor de calçados infantis, tem como meta também conquistar a América Latina nos próximos anos, por isso, marca presença no grupo brasileiro. “Atualmente exportamos para aproximadamente 70 países e, nestes, temos metas de expansão com nosso modelo de negócio,” declarou Bruno Borges, representante da empresa.

Para a Mr. Cheney, que comercializa cookies, a FIF é um ponto estratégico para o início da internacionalização. “O objetivo da empresa neste primeiro contato é encontrar desde futuros fornecedores e investidores (master franqueados) para implantação da marca no país e implantação futuramente”, conta Agenor Mello, representante na feira. Além do país latino, a Mr. Cheney também visa negócios em Portugal.

Outra empresa que dá início à sua jornada de internacionalização durante a missão é a Sterna Café. Rogério Feijó, representante da marca, comenta que a expectativa é muito positiva, uma vez que o México oferece um mercado consumidor com potencial, sendo um grande produtor e consumidor de café. “Mesmo sendo um mercado bastante competitivo, o posicionamento do conceito da Sterna deverá atrair a atenção de investidores.” Feijó ainda declara que a marca visa outros países como Portugal, Estados Unidos, Paraguai e Peru.

Conheça um pouco mais sobre as marcas que participam da missão: 

Calçados Bibi

Com mais de 70 anos no mercado de calçados infantis, a Calçados Bibi hoje conta com duas unidades: em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA). A marca está presente com lojas franqueadas em todo o Brasil.

Maple Bear

A Maple Bear trabalha com a educação bilíngue canadense, com mais de 300 escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, em 16 países ao redor do mundo. A marca preza pela imaginação, o raciocínio crítico, o multiculturalismo e a capacidade de integrar pessoas e disciplinas.

Morana 

A Morana nasceu em 2002 como uma reformulação da Poppy Art, e foi anunciada durante a ABF Franchising Expo. Com grande parte dos produtos importados da Coréia, a empresa busca trazer bijuterias de qualidade para as mulheres e tem lojas abertas em todo o Brasil. 

Mr. Cheney

A marca foi criada em 2005 pelo casal brasileiro Lindolfo e Elida, que aprendeu os segredos de um bom cookie com o americano Jay Cheney. A primeira loja foi aberta no bairro Casa Verde, em São Paulo, e hoje a empresa conta com unidades espalhadas por todo o Brasil.

Sobrancelhas Design

Presente em diversos estados do Brasil, a Sobrancelhas Design tem como objetivo oferecer uma técnica exclusiva que encontra o design ideal de sobrancelhas para realçar a beleza e a expressão natural de cada rosto. 

Sterna Café

O conceito do Sterna Café vem do mundo das viagens dos seus fundadores que viajaram mais de 60 países experimentando novos sabores e vivenciado a cultura de cada um deles, buscando referências para proporcionar um ambiente agradável e uma viagem no mundo dos cafés. A empresa foi fundada em 2015 e já tem várias franquias pelo Brasil.

Sobre o projeto Franquias Brasil 

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.