Início Notícias ABF em Ação Congresso de Franqueados: corporativismo e humanização moldam a liderança atual

Congresso de Franqueados: corporativismo e humanização moldam a liderança atual

Congresso de Franqueados: corporativismo e humanização moldam a liderança atual
Cristiane Martins, diretora de Franqueados (ao centro) e membros da Comissão da ABF durante Congresso na 8ª ABF Franchising Week

Franqueadores e franqueados de diferentes segmentos compartilham experiências e estratégias de engajamento interno na ABF Franchising Week 2023.

No Congresso de Franqueados, ainda nesta terça-feira (27/6), o presidente da ABF, Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), e Cristiane Martins (The Body Shop), diretora da Comissão,  apresentaram a programação a todos. Em seguida, Leonardo Sobral (Grupo Exuberance, Cosméticos e Perfumaria), coordenador do colegiado de Franqueados da entidade, falou sobre os benefícios de ser um associado à entidade.

Cristiane moderou a palestra Franchisee Centric – Cultura Organizacional Centrada no Franqueado, que teve a participação de André Ribeiro (Água Doce Cachaçaria), Sandro Alves (Depyl Action) e Mauro Nomura (Grupo Nomura).

Para falar de Mentoria Reversa – Cultura de Accountability, subiram ao palco Natalia Cristofoletti (Casa do Construtor), Monique Desiderio e Douglas Puccia Filho (Maple Bear). O painel foi moderado por Sedy Novais (franqueada do CNA e Maple Bear), membro da comissão de Franqueados da ABF.

A palestra Cenário Econômico foi ministrada por Ana Paula Vescovi (Santander), já o painel Overview Multi Unit Franchising Conference foi moderado por Denis Santini (Grupo MD) e contou com a participação de: Alessandra Freitas (Grupo Augusto), Natalia Cristofoletti, Rosely Albuquerque (Grupo Floresta Tamboré Produtos Naturais), Leonardo Sobral e Fabiana Borges (Grupo Cedro).

O último bloco do dia foi marcado pela palestra de Estevan Sartoreli (Dengo), que falou sobre Propósito e Liderança, e o debate final deste tema contou com moderação de Cristina Franco (Loctok), presidente do Conselho da ABF, e participação de Selim Nigri (Lumo) e Sartorelo.

Franchisee Centric – Cultura Organizacional Centrada no Franqueado
O termo frisa a mentalidade centralizada no franqueado, com foco na performance, capacitação, gestão colaborativa e por meritocracia, feedbacks constantes e senso de comunidade – orgulho de fazer parte. Ou seja, a franqueadora tem como objetivo principal o sucesso do franqueado, este é o maior valor de uma marca dentro da organização. “A partir disso, vem o empoderamento do franqueado, engajamento, aumento de qualidade e aumento de resultados. É imprescindível que essa ideologia esteja mentalizada na base da rede e na ponta”, explicou Cristina.

Para Nomura, o maior desafio para implantar a mentalidade do franqueado como o centro é a franqueadora mudar a cultura interna.  “Quanto mais seletivo você for, maior a produtividade. A mudança do mindset começa de dentro para fora e precisamos correr com isso no franchising. Não precisamos inventar muita coisa, uma campanha interna de bônus pode intensificar melhoras”, disse.

Ribeiro também comentou sobre os resultados que a franquia colhe como consequência do aumento desse olhar para os franqueados. No entanto, complementou: “Não podemos esquecer de incluir pesquisas e análises com o olhar da equipe de cada unidade também. Alves também ressaltou que “as franquias devem ser corajosas em testar mudanças para futuras evoluções que podem ou não dar certo. É um processo natural de maturidade das pessoas e das empresas“, finalizou.

Mentoria Reversa – Cultura de Accountability
Em uma breve explicação, Sedy apresentou a ideologia da Mentoria Reversa, que consiste nos ensinamentos dos mais jovens para os mais velhos. “Hoje em dia, notamos esse processo vindo dos mais digitais para os mais analógicos. Uma troca interessantíssima”, afirmou.

A mudança mais significativa que uma rede pode fazer é apostar nas cadeiras corporativas que passam a ser ocupadas por quem estava na ponta da rede. Monique explicou, ainda que “houve uma virada de chave na Mapple Bear quando esse processo foi adotado. A cultura de Accountability, a tomada de decisões e o aumento de resultados foram nítidos”.

Natalia também disse que “as franqueadoras estão entendendo a importância de abrir as portas e colocar o franqueador para dentro. Ele não é apenas uma ponta do negócio, é uma figura ideal para as tomadas de decisões e aprimoramento de processos”. Puccia Filho acrescentou, ainda que precisamos “de uma mudança do mindset pró-negócio”.

Cenário Econômico

Em um momento de abordagens econômicas, Ana Paula apresentou um overview sobre o cenário macro em junho de 2023 e a influência dos estímulos econômicos internacionais. “Estamos vivendo um momento polarizado e de incertezas, mas estamos caminhando para a normalidade da taxa de juros, inflação, IGP-M e acompanhando as principais reformas em tramitação”, comentou.

No varejo, o principal desafio a se destacar é a inadimplência dos créditos. Em abril, o Brasil registrou o recorde de mais de 70 milhões de famílias endividadas, mas que deve ser diluído com a volta dos índices de empregabilidade e inflação aos níveis normais e de forma gradual. “A boa notícia é que o impacto direto do endividamento das famílias não afeta consideravelmente as médias e grandes empresas”, disse.

Por fim, “os choques estão passando e a normalização se aproxima”, concluiu a executiva com o aviso positivo aos participantes do segundo dia da ABF Franchising Week.

Overview Multi Unit Franchising Conference
O penúltimo painel do dia abordou insights do que foi discutido no principal congresso focado em multifranqueados no mundo. realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 14 a 29 de abril. A ABF integrou a Missão à 22ª edição do MUFC, que uniu 250 marcas, mais de 15 mil unidades franqueadas e cerca de duas mil pessoas. Para Denis, a expansão dos multifranqueados e a concorrência entre as marcas é muito visível e “está na veia dos norte-americanos. É muito interessante comparar essa diferença de mercado com a nossa realidade aqui no Brasil. Temos que impulsionar os nossos franqueados a expandir, explorar novos pontos e abrir novas lojas”, comentou.

Para Sobral, os especialistas estadunidentes mostraram como a expansão por aquisição se diferencia na prática da expansão orgânica (loja que se inicia do zero). No caso da segunda, ele afirmou que “os processos sucessórios de algumas áreas das redes devem ser observados mais de perto, principalmente a renegociação de gastos fixos da unidade. Pode ser simples, mas entra-se no comodismo e o acompanhamento de coisas básicas se tornam menos importantes com o tempo.

No entanto, para Alessandra, a sucessão apresentada do MUFC falou muito sobre a longevidade da marca, das unidades e de perpetuar os valores agregados à sociedade. “Na questão de liderança, pudemos ver que as marcas norte-americanas não priorizam a sucessão familiar, hoje podemos ver um investimento forte em trazer pessoas de fora com mais experiências para liderar”, relembrou. Natalia também verificou que “eles são muito práticos, eles enxergam a sucessão de uma marca como empresarial mesmo para ter perpetuação da cultura. Para os norte-americanos, a liderança vem dos líderes e não são todas as famílias que têm”, disse.

Fabiana acrescentou, ainda que “os multifranqueados voltam empoderados do evento”. Para ela, a comunicação com os consumidores é crucial para as franquias no Estados Unidos, principalmente com o foco no social. Além disso, a gestão da equipe no interno, a relação com a comunidade, processos culturais e a localização também “são mecanismos de ação para a ascensão de uma marca, geração de valor e, claro, expansão”, concluiu.

Propósito e Liderança
Sartoreli apresentou a história da chocolateira brasileira, uma referência em qualidade e impulso à produção baiana natural do alimento. “O negócio consciente precisa ser visto e a liderança molda e redireciona isso. Estamos com a necessidade de cuidar um dos outros”, disse. O propósito da marca é preserva e conta com mais de 20 mil hectares de floresta preservada e 107 hectares implementados em regeneração.

O executivo também trouxe informações sobre o engajamento dos colaboradores, seus impactos internos e consequências até o cliente. “No Brasil, o nível de desengajamento de funcionários ainda é alto em meio à digitalização de diversos segmentos no franchising. Ou seja, ainda precisamos repensar como impactá-los e transformar o nosso propósito corporativo como pessoal de cada um deles”, comentou.

O mundo precisa de um mundo mais consciente e sustentável. No entanto, no capitalismo se consome mais açúcar do que o cacau verdadeiro em função dos preços e taxações. “Precisamos mudar isso. O propósito da Dengo é misturar sabor com saúde e sem renda digna, salários justos não haverá uma cadeia sustentável do setor”, finalizou.

Debate Final
Ainda sobre Propósito e Liderança, Cristina moderou o último debate do dia entre Nigri e Sartoreli. Os executivos falaram sobre o autoconhecimento como o gancho inicial da liderança corporativa. “O trabalho de autoconhecimento começa a partir do momento em que nos tornamos mais maduros perante a nossa biografia. O trabalho biográfico ajuda a conhecer o propósito de cada um e uma empresa também tem a sua história”, afirmou.

A presidente do Conselho da ABF também enfatizou que “falar de liderança compassiva em meio a um mundo tão digitalizado e voltado às máquinas é muito necessário. Somos todos humanos e a liderança humana deve unir o dever e o amor”, finalizou.

Depoimentos
“É sempre muito válido participar da ABF Franchising Week e participar de trocas que agregam nos ganhos de conhecimento e expertise de franqueados com mais de uma operação. A relação franqueado e franqueador pró-negócio a fim de otimizar o nosso negócio também foi abordada me fascinou, Willian Tomoda (Grupo Tomoda).

“Os posicionamentos de marcas sobre os franqueados, as inovações e o mercado neste pós-pandemia foram ótimos. É sempre muito bom fazer networking e aprender com os empresários da ponta para estarmos no mesmo ritmo de ideias junto ao nosso cliente”, Leonardo Pimenta (Fast Construtora).

Foto: Jardiel Carvalho