Seminário de Fornecedores da ABF Franchising Week 2023 tratou da integração com franqueador, desafios, uso de IA e foi palco do lançamento do Prêmio ABF Destaque Fornecedor.
O Seminário de Fornecedores da ABF Franchising Week foi apresentado por Adriana Auriemo (Nutty Bavarian), vice-presidente da ABF, e conduzido por Beno Krivkin (Tribecca), coordenador da Comissão de Fornecedores. O evento contou com três painéis e o lançamento do Prêmio ABF Destaque Fornecedor.
Sob moderação de Renato Claro (Kick Off), Alan Torres (Johnny Rockets), Denis Santini (Grupo MD), Eduardo Cordova (MARKET4U) e Renata Oliver (BMG), trataram da Integração Franqueador e Fornecedor.
Os painelistas falaram da importância de se ter o fornecedor como um parceiro estratégico. Segundo Cordova, os fornecedores têm que estar alinhados com clientes. Para Torres, é importante se cercar de pessoas sérias, criar uma relação de longo prazo. Segundo Santini, hoje é preciso ajudar o franqueado a olhar para o negócio de forma estratégica para fortalecer a parceria entre franqueador e fornecedor. Para Renata, o fornecedor precisa entender as particularidades de cada negócio. No painel seguinte, Miriam Corraleiro (Antilhas) moderou o debate sobre Desafios das Vendas Online no Franchising, com participação de Hugo Casasanta (Casa do Celular), Daniel Ashiguti (Chilli Beans) e Tiago Pessoa (Linx). “A América Latina foi a região que mais cresceu o seu e-commerce durante a pandemia. O Brasil em 2020 ficou em segundo lugar”, avaliou Pessoa.
“No e-commerce, tenho para mim que primeiro tem que vir a remuneração completa da cadeia de forma sustentável. Sempre temos que deixar o franqueado ganhando na cadeia pois estamos vendendo o produto dele, e não queremos ser um concorrente para o franqueado”, afirmou Casasanta. Segundo o executivo da Chilli Beans, unificar os canais para surpreender o cliente, só tem a agregar, e para isso é preciso gerar um aprendizado de e-commerce até para controlar o estoque.
Uso de inteligência artificial no Franchising
O painel de encerramento do Seminário enfocou o Uso de inteligência artificial no Franchising. Sob moderação de Henrique Carbonell (F360º), debateram o assunto Fábio Fiorini (Noby Academy), Walter Sabini (HiPartners) e Rodrigo Murta (Looqbox).
Segundo Fiorini, muito se investe em inteligência artificial ena relação entre franqueados e franqueadores, é possível usar a tecnologia para se criar um canal eficiente e centralizado. Para o executivo, “no dia a dia, a tecnologia e a inteligência artificial já ajudam a otimizar tarefas rotineiras, liberando o franqueado para se concentrar em atividades mais estratégicas”.
Para Murta, estar atento ao mercado é extremamente importante. Segundo o ele, a inteligência artificial simplifica o processo de vendas fornecendo previsões mais precisas.
Sabini destacou que quando a empresa investe em inteligência artificial, ela gera um impacto nos negócios, oferecendo agilidade e atendimento eficaz ao cliente.
Premiação ABF Destaque Franchising: Fornecedor
Por fim, Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), presidente da ABF, e Rafael Sanches (Scaffold Education) apresentaram a nova categoria do Prêmio Destaque Franchising: Fornecedor do Ano.
O prêmio tem o objetivo de prestigiar essa categoria tão importante, homenageando as empresas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no país. Foram selecionados três fornecedores que se destacaram em áreas como Qualidade, Inovação, Atendimento ao Cliente, Sustentabilidade e Parceria Estratégica.
Os vencedores do 1º Prêmio ABF Fornecedor do Ano foram:
1º lugar
Empresa: ProSelling
Case: Fogão Turbinado
2º lugar
Empresa: Franquia Extranet
Case: Extranet para o Agro
3º lugar
Empresa: GoAkira
Case: GoAkira e Oggi Sorvetes
Foto: Keiny Andrade