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Congresso ABF de Franquias e Varejo NO e NE debate suporte à rede

Congresso ABF de Franquias e Varejo NO e NE debate suporte à rede
Painel com a participação de Claudia Vobeto (ABF/Majô Beaty Club), Lilian Marques (iGUi TRATABEM), Ana Centrone (Tintas MC) e Fernando Ribeiro (ABF/Sal & Brasa)

Painéis do Congresso de Franquias e Varejo contaram com a participação de representantes das redes Love Gift, Majô Beauty Club, Sal & Brasa, Tintas MC e TRATABEM.

No segundo painel do Congresso ABF de Franquias sobre o tema “Estruturando o Suporte da Rede”, o diretor da Regional Nordeste, Fernando Ribeiro, destacou que o suporte serve para criar uma harmonia diária entre franqueador e franqueado, e somente as redes que se adaptaram ao novo momento tiveram êxito nas operações. “Na pandemia, as marcas que souberam dar um suporte mais rápido e bem feito, com eficiência e com planejamento bem elaborado saíram na frente. Tudo foi um processo de adaptação”, disse Ribeiro.

O painel contou com a participação das executivas Lilian Marques, diretora de Expansão da TRATABEM (marca da Rede iGUi especializada no tratamento, manutenção e assistência técnica de todos os tipos de piscinas); Ana Centrone, gerente de Expansão e Franquia da Tintas MC, e da diretora da ABF Claudia Vobeto, como fundadora e CEO da Majô Beauty Club Franchising.

Lilian apresentou a Rede iGUi, formada por  três marcas de piscinas, a precursora iGUi , fundada há 28 anos, Splash e UNLIMITED, e a de serviços, TRATABEM. Segundo a executiva, para uma relação eficiente entre franqueador e franqueado e o crescimento do negócio, é preciso cuidado, treinamento, capacitação e suporte.

“A principal preocupação da Rede individualmente é com o franqueado porque se ele não tiver sucesso a nossa rede não tem sucesso. Ele é nosso maior Pilar. Falando de suporte técnico, hoje a nossa marca trabalha com bastante tecnologia, com uma área química, com os produtos para piscina e essas áreas prestam todo o suporte necessário ao franqueado por meio da UniGUi,  a nossa universidade da piscina. Isso é o que faz a diferença”, assinalou.

Claudia apresentou a rede Majô Beauty Club e destacou que a ABF é uma fonte de conhecimento profunda, que ajudou muito no crescimento da marca criada três meses antes da pandemia. Segundo a empreendedora, a marca veio para atender as dores relacionadas a questões da experiência do cliente e o suporte tem que ser feito desde antes da assinatura do contrato, com um cuidado ao futuro franqueado. Durante a trajetória na pandemia, a Majô buscou os meios digitais para crescer, com criatividade, adotando uma gestão mais enxuta para se sustentar.

Segundo a gerente de Expansão da Tintas MC, o franqueado precisa ser ‘abraçado’ por uma equipe de muita experiência e com consultores qualificados. “Os candidatos a franqueados devem procurar sempre as informações da rede e principalmente se o suporte é maduro, porque é como um casamento”, disse Ana.  Para a executiva, o franqueador tem a missão de  acompanhar e apoiar integralmente o franqueado, ajudando-o a empenhar-se para fazer as lojas crescerem e superar eventuais crises. “Meu conselho para as empresas franqueadoras é que elas invistam na equipe de suporte para atender melhor o franqueado e para potenciais investidores que estão buscando uma franquia, pesquisem, estudem para avaliar melhor uma franqueadora”, salientou.

Liderança colaborativa entre franqueador e franqueado
No último painel, intitulado “A liderança colaborativa entre franqueador e franqueado impulsiona a mudança do sistema”, Ronaldo Azzolin Floriano, franqueado Sal & Brasa Grill Express, e Emília Oliveira, franqueada Love Gift, contaram suas trajetórias, a relação com as franqueadoras e a prosperidade das marcas.

Ao falarem sobre engajamento e jornada de trabalho, os franqueados defenderam a gestão por exemplos e concordaram que o negócio só prospera quando o dono está dentro dele, praticando a liderança pelo exemplo e isso engaja a equipe e faz a operação crescer. “Eu acredito nesse modelo e não tem nada mais gratificante do que estar à frente do negócio e ver o feedback positivo”, concluiu Emília.

Encerrando o evento, o franqueado e CEO do Grupo MD – Make a Difference, Denis Santini, palestrou sobre o tema do seu livro: Os 7 hábitos do franqueado de alta performance.

O palestrante frisou que relacionamento é franqueado mais franqueador, e não entre um e outro, transmitindo a ideia de que eles somam esforços. Para Santini, um dos mitos do franchising é de que os franqueados são independentes. “Eles são interdependentes”, disse. Outro mito é achar bom o franqueado passivo.

Na visão do empreendedor, os sete hábitos do franqueado de alta performance são: Engajar-se com a marca; Trabalhar com e para o franqueador; Motivar e valorizar a equipe; Não achar culpados, mas procurar soluções; Desenvolver e investir nas ações locais; Investir em capacitação, e Pensar grande. “Todo franqueado que eu conheço pensa grande”, ressaltou.

Foto: DpsDoClick