Congresso ABF de Franquias e Varejo Norte e Nordeste reuniu em painel representantes das redes Bob’s, Cacau Show, Casa Bauducco, Chiquinho Sorvetes e Majô Beauty Club.
Durante toda manhã do último dia 23/03, a Associação Brasileira de Franchising promoveu o Congresso de Franquias e Varejo Norte e Nordeste no Teatro RioMar, na capital Fortaleza, no Ceará. O evento reuniu 200 participantes e foi realizado paralelamente à Expo Franquias Nordeste (EFN) que atraiu um público de mais de 4 mil pessoas.
O diretor regional da ABF no Nordeste, Fernando Ribeiro (Sal & Brasa), apresentou a entidade aos participantes, mostrando a estrutura e as ações, entre cursos e eventos realizados em todo o País. Além disso, destacou os números do desempenho do Franchising nacional e do Nordeste.
Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro movimentou mais de R$ 211 bilhões em 2022, com um acréscimo de 14,3% no faturamento. No Nordeste, o mercado de franquias faturou mais de R$ 31 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior. Além disso, o número de unidades de franquias nordestinas cresceu 7,6%, chegando a 26.809 mil operações.
Boas Práticas de Expansão
O primeiro painel, sobre Boas Práticas de Expansão, contou com a moderação da diretora de Capacitação da ABF Claudia Vobeto (Majô Beauty Club), e participação de Renata Rouchou, diretora de Expansão da Casa Bauducco; Fabiano Lima, head de Estratégia e Novos Negócios do Bob’s; Arnaldo Munhoz, diretor da Chiquinho Sorvetes, e Aline Freitas, consultora de Expansão da Cacau Show, que apresentaram suas marcas e ações de expansão aos participantes.
Segundo Renata, ouvir as partes e tomar decisões em conjunto é essencial, além de estar sempre aprendendo para promover o desenvolvimento do negócio: “O Conselho [de Associados] é realmente muito importante. Para você escutar o que acontece no ‘chão de loja’ e o grande segredo é você entregar aquilo que você combinou dos dois lados. O modelo de varejo nunca foi um modelo pronto. Depois da pandemia, a gente aprendeu que não sabia nada de varejo, então, eu acho que o desafio é você estar sempre aprendendo, evoluindo e o seu franqueado também tem esse desafio”.
Sobre expansão pautada em qualidade, Aline explicou que há todo um planejamento e mapeamento para que todo o processo seja muito organizado. “O franqueado faz um casamento com a marca e pra isso temos um critério para escolher, para saber se ele se identifica com os valores da nossa marca. Ele deve estar atrelado às nossas expectativas e nós também vamos entender as expectativas dele”.
Lima concluiu que deve haver um crescimento sustentável com qualidade e não quantidade. “Quando alguém procura uma marca, escolhe para mitigar o risco. O sucesso começa desde a partida. A ABF faz bem esse papel de mostrar as informações”, ressaltou.
O Congresso aconteceu em paralelo à quarta edição da Expo Franquias Nordeste (EFN), realizada entre 23 e 25 de março, no Shopping RioMar Fortaleza.
Foto: DpsDoClick