Início Notícias ABF em Ação Liderança colaborativa foi destaque em Congresso de Franquias ABF

Liderança colaborativa foi destaque em Congresso de Franquias ABF

Liderança colaborativa foi destaque em Congresso de Franquias ABF
Painel reúne Fabiano Lima (Bob’s), Aline Freitas (Cacau Show), Arnaldo Munhoz (Chiquinho Sorvetes), Renata Rouchou (Casa Bauducco) e Claudia Vobeto (ABF/Majô Beauty Club)

Congresso ABF de Franquias e Varejo Norte e Nordeste reuniu em painel representantes das redes Bob’s, Cacau Show, Casa Bauducco, Chiquinho Sorvetes e Majô Beauty Club.

Durante toda manhã do último dia 23/03, a Associação Brasileira de Franchising promoveu o Congresso de Franquias e Varejo Norte e Nordeste no Teatro RioMar, na capital Fortaleza, no Ceará. O evento reuniu 200 participantes e foi realizado paralelamente à Expo Franquias Nordeste (EFN) que atraiu um público de mais de 4 mil pessoas.

O diretor regional da ABF no Nordeste, Fernando Ribeiro (Sal & Brasa), apresentou a entidade aos participantes, mostrando a estrutura e as ações, entre cursos e eventos realizados em todo o País. Além disso, destacou os números do desempenho do Franchising nacional e do Nordeste.

Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro movimentou mais de R$ 211 bilhões em 2022, com um acréscimo de 14,3% no faturamento. No Nordeste, o mercado de franquias faturou mais de R$ 31 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior. Além disso, o número de unidades de franquias nordestinas cresceu 7,6%, chegando a 26.809 mil operações.

Boas Práticas de Expansão
O primeiro painel, sobre Boas Práticas de Expansão, contou com a moderação da diretora de Capacitação da ABF Claudia Vobeto (Majô Beauty Club), e participação de Renata Rouchou, diretora de Expansão da Casa Bauducco; Fabiano Lima, head de Estratégia e Novos Negócios do Bob’s; Arnaldo Munhoz, diretor da Chiquinho Sorvetes, e Aline Freitas, consultora de Expansão da Cacau Show, que apresentaram suas marcas e ações de expansão aos participantes.

Segundo Renata, ouvir as partes e tomar decisões em conjunto é essencial, além de estar sempre aprendendo para promover o desenvolvimento do negócio: “O Conselho [de Associados] é realmente muito importante. Para você escutar o que acontece no ‘chão de loja’ e o grande segredo é você entregar aquilo que você combinou dos dois lados. O modelo de varejo nunca foi um modelo pronto.  Depois da pandemia, a gente aprendeu que não sabia nada de varejo, então, eu acho que o desafio é você estar sempre aprendendo, evoluindo e o seu franqueado também tem esse desafio”.

Sobre expansão pautada em qualidade, Aline explicou que há todo um planejamento e mapeamento para que todo o processo seja muito organizado. “O franqueado faz um casamento com a marca e pra isso temos um critério para escolher, para saber se ele se identifica com os valores da nossa marca. Ele deve estar atrelado às nossas expectativas e nós também vamos entender as expectativas dele”.

Lima concluiu que deve haver um crescimento sustentável com qualidade e não quantidade. “Quando alguém procura uma marca, escolhe para mitigar o risco. O sucesso começa desde a partida. A ABF faz bem esse papel de mostrar as informações”, ressaltou.

O Congresso aconteceu em paralelo à quarta edição da Expo Franquias Nordeste (EFN), realizada entre 23 e 25 de março, no Shopping RioMar Fortaleza.

Foto: DpsDoClick