A ABF – Associação Brasileira de Franchising tomou conhecimento recentemente de problemas com a marca Chicken Show e imediatamente determinou a instauração de uma representação/sindicância para apurar o ocorrido.
Preocupada em proteger os candidatos a franqueados, a ABF determinou imediatamente a suspensão liminar da marca da Chicken Show e encaminhará essa apuração para a comissão de ética.
A ABF tem um código de auto regulamentação e de ética para proteger as melhores práticas e a lealdade no mercado.
Dentro do âmbito dos estatutos da entidade, a comissão de ética pode aplicar penalidades que vão de advertência a exclusão da marca do quadro de associados. Todo esse processo é sigiloso para proteção do denunciante.
Caso sejam apuradas informações erradas ou fraude no processo de associação da marca, a ABF se reserva o direito de tomar inclusive medidas judiciais contra o franqueador.
A ABF recomenda aos candidatos a qualquer franquia que realizem todas as investigações sobre a empresa e suas atividades antes de assinar qualquer contrato ou realizar qualquer pagamento. No próprio site da ABF está disponível um passo a passo para quem deseja adquirir uma unidade franqueada.
Link: Como Adquirir uma Franquia
A Lei de Franquia garante ao candidato o recebimento de uma circular de oferta de franquia com todos os dados do negócio e determina que o candidato tenha 10 dias antes de qualquer pagamento ou contrato para avaliar o negócio. O candidato deve aproveitar esse período para visitar as unidades da marca, entrevistar outros franqueados e consultar advogados e contadores.
A ABF tem enorme preocupação com a lealdade e melhores práticas no mercado. Assim, realiza cursos e eventos para capacitar os candidatos a franquia a entender o sistema e avaliar seus riscos. Esses treinamentos são recomendados para se entender os cuidados e a forma correta de analisar o negócio.
Diretoria Associação Brasileira de Franchising