ABF marca presença no 13º Congresso Internacional de Shopping Centers

Henrique Falzoni, sócio fundador e presidente da Emplanta Engenharia, Luiz Fernando Pinto Veiga, presidente da ABRASCE, Cristina Franco, presidente da ABF, Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e Pedro Siqueira, da Riachuelo

Com o objetivo de estimular o debate entre lojistas e empreendedores, o painel intitulado “Shopping Center e Lojista: uma relação simbiótica” trouxe reflexões importantes para todos. O painel aconteceu durante a realização do 13º Congresso Internacional de Shopping Centers, promovido pela ABRASCE, em São Paulo.

Entre as mais importantes reflexões, esteve a conclusão de que o diálogo é sempre o melhor caminho para se estabelecer relações duradouras e de sucesso para todas as partes. Mesmo que, às vezes, elas pareçam estar em lados opostos.

Conduzido com a moderação experiente de Luiz Fernando Pinto Veiga, presidente da ABRASCE e anfitrião do evento, o debate contou com a participação de Cristina Franco, presidente da ABF, Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Henrique Falzoni, sócio fundador e presidente da Emplanta Engenharia e Pedro Siqueira, da Riachuelo.

Segundo dados da própria ABRASCE, atualmente, mais de 50% das lojas em shopping são franquias, seja de alimentação, moda ou mesmo serviços. Por outro lado, Luiz Fernando chamou a atenção para o primeiro semestre “morno” que o país enfrentou. Na opinião de Cristina Franco, o período foi “gelado”. “Temos que conversar e conversar muito para encontrarmos saídas para este momento delicado que a economia está enfrentando. O consumidor é o elo que une lojistas e empreendedores e é por ele que devemos lutar. Temos que, juntos, afiar o machado para a batalha”, conclamou a presidente da ABF.

Cristina, Franco, presidente da ABF, durante o debate no palco do 13º Congresso Internacional de Shopping Centers, da ABRASCE

Para Carlos Jereissati, o Brasil cresceu muito, especialmente nos últimos anos e a indústria de shopping cresceu junto. “Porém, para o futuro, me preocupa muito a questão da competitividade do Brasil. Há que se fazer reformas, a trabalhista, de infraestrutura e tributária para nos tornarmos mais competitivos. Precisamos criar novos ciclos de investimentos”, apontou.

Questionada sobre como o franchising vem fazendo para manter um crescimento elevado, Cristina lembrou a todos que a expansão do sistema tem se baseado em dois pilares, a internacionalização e interiorização. “Em parceria com a APEX, temos estimulado e orientado nossos franqueadores a expandirem seus horizontes, buscarem outros mercados para levarem suas marcas. Ao mesmo tempo, temos inúmeras regiões prósperas no Brasil fora das capitais e dos grandes centros, verdadeiros bolsões de PIB elevado e é para lá que temos levar nossos negócios”, finalizou.

Abertura contou com a presença do Vice Presidente da República, Michel Temer

Em dois dias de intenso conteúdo, o Congresso apresenta palestras e debates com especialistas do Brasil e exterior. A Exposhopping, feira que acontece paralelamente ao congresso, mais de 80 expositores apresentam seus produtos e soluções voltadas ao universo dos shoppings. A ABRASCE espera mais de 5 mil visitantes por dia entre investidores, empreendedores, varejistas, franqueadores e lojistas.

Cristina Franco também participou de um jantar exclusivo, onde manteve conversas com líderes de entidades, autoridades e empresários de diversos setores. Na foto, ao lado de Joaquim Barbosa, Ex Presidente do Supremo Tribunal Federal

Entre as principais atrações do Congresso, destaque para a palestra do Ex Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa e para Rudolph Giuliani, Ex Prefeito de Nova Iorque.