Cinquenta representantes de 40 marcas associadas participaram nessa terça-feira (21) da segunda reunião do ano do Comitê de Microfranquias da ABF. Realizado na sede da rede Kumon, em São Paulo, o encontro contou com a participação de André Friedheim, vice-presidente da ABF; Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos; José Rubens Oliva Rodrigues, coordenador do Comitê, e pelos membros Julio Segala, diretor de marketing e expansão da Kumon, e Artur Hipólito, sócio-diretor do Grupo ZAIOM.
Durante todo o dia, os participantes trataram de alguns dos mais importantes temas da área, tais como: expansão, marketing, comunicação e o uso dos diversos canais de mídias, canais de expansão, sinergia entre franqueador e franqueado e alinhamento de expectativas, dentre outros. O grupo também trocou experiências e falou de casos de sucesso.
O vice-presidente da ABF destacou a relevância dos negócios de menor investimento no período de retração econômica como o que o Brasil atravessa. Segundo Friedheim, as microfranquias são as molas propulsoras do franchising nesses tempos de crise.
Hipólito observou que o momento é de fusão do mundo físico com o digital, o chamado “fisital”, para impulsionar o crescimento das redes e elas precisam, nesse sentido, de mudar sua mentalidade. “Trocar o mindset envolve pensar como você está desenvolvendo sua rede no país inteiro”, afirmou.
Adriana e Rodrigues ressaltaram a importância da participação dos associados na Convenção ABF do Franchising. O encontro, reconhecido como o principal evento do gênero no franchising brasileiro, será realizado este ano de 17 a 21 de outubro no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba. O coordenador do Comitê lembrou que as microfranquias são tema de mesas-redondas e palestras que integram a programação do evento, onde também há muito networking. “A convenção é imperdível”, enfatizou Adriana.
Os comitês da ABF reúnem-se periodicamente ao longo do ano. O próximo encontro do Comitê de Microfranquias está marcado para o dia 19 de março de 2019, das 9h às 17h, na sede da ABF.
Fotos: ABF/Divulgação
Leia mais sobre microfranquias
- Conheça 15 franquias muito baratas que você pode abrir
- Franquias até 20 mil de investimento para chamar de sua
- 7 franquias online baratas para você trabalhar de casa
- 25 franquias para trabalhar sozinho e ser seu próprio chefe
- 9 franquias baratas de verdade para começar seu negócio próprio
- 7 franquias baratas de moda que podem te vestir de sucesso; conheça
- 35 microfranquias até 25 mil, mais baratas que um carro popular
- Melhor negócio: 22 franquias baratas de alimentação para ter em 2018
- Franquias de baixo custo: veja 44 boas opções para investir