Início Notícias ABF em Ação Integrantes da Comissão de Estudos Jurídicos da ABF ministram curso na Escola Paulista de Magistratura

Integrantes da Comissão de Estudos Jurídicos da ABF ministram curso na Escola Paulista de Magistratura

Integrantes da Comissão de Estudos Jurídicos da ABF ministram curso na Escola Paulista de Magistratura

Palestras envolveram debates entre representantes da entidade,  juízes, desembargadores e advogados especialistas sobre o tema Franquias no Judiciário.

A EPM (Escola Paulista de Magistratura) promoveu o Curso Franquias no Judiciário uma manhã de imersão em assuntos voltados aos contratos de franquias e contou com palestras de juízes, desembargadores e advogados especialistas. Fruto de uma parceria com a ABF, o evento foi realizado no dia 27/10, das 9h às 11h, de forma presencial na sede da EPM.

Sob a coordenação do desembargador Eduardo Azuma Nishi, os debates giraram em torno dos seguintes temas: A franquia como instrumento de desenvolvimento econômico; Principais alterações da nova lei de franquias (LEI N° 13.966/19); Discussões judiciais de validade de cláusulas contratuais (exclusividade, compromisso arbitral); e Rescisão e anulação do contrato de franquia e efeitos indenizatórios.

Além disso, quatro integrantes da Comissão de Estudos Jurídicos da ABF estiveram presentes e ministraram palestras, como: o diretor Jurídico da ABF, sócio do MMA Advogados e Doutor em Direito Processual Civil, Sidnei Amendoeira Junior; o coordenador e sócio do Morse Advogados Associados, Mauricio da Costa, a sócia do escritório Andrea Oricchio Advogados, Andrea Oricchio; e a, integrante do Pinheiro Neto Advogados, Tatiana Sister.

Para Amendoeira, a manhã de palestras aprofundou o debate sobre o assunto. “A ideia central do curso foi promover um encontro da magistratura com advogados do mercado de franquias, apresentar aos desembargadores a nossa visão do franchising e vice-versa”, afirmou.

O diretor jurídico da ABF também enfatizou que muitos juízes, desembargadores e advogados se conheciam apenas de forma virtual em função da pandemia do coronavírus. “Foi muito importante reencontrar colegas advogados, e poder encontrar e debater temas perante juízes e desembargadores de forma pessoal e direta”, reiterou.

A ABF também pretende realizar a mesma parceria com a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro para novos debates jurídicos do franchising.

Foto: ABF/Divulgação