Com workshops e games, ABF apresenta mundo das franquias na Feira do Empreendedor

Empreendedor
ABF, representada pelo presidente André Friedheim (2º à dir.) e o Sebrae-SP, do diretor superintendente Wilson Poit (3º à dir.), assinam protocolo de intenção

A ABF aprofundou ainda mais sua parceria com o SEBRAE-SP na Feira do Empreendedor 2019. O evento ocorre de 5 a 8 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Passaram por lá mais de 150 mil visitantes, empreendedores de vários perfis que podem ter no franchising uma opção mais segura para abrir o seu negócio.

Para apresentar este universo, seus principais conceitos, requisitos e cuidados, a ABF foi responsável pela curadoria de conteúdo do Espaço de Franquias da Feira, que trouxe 32 workshops, com temas variados, e um laboratório com o Game Franquias Brasil, no qual o empreendedor pode simular algumas atividades da gestão de uma franquia.

Durante o evento, também foi assinado um protocolo de intenções entre a ABF e o SEBRAE-SP para cooperação institucional e o desenvolvimento de ações técnicas voltadas à promoção do franchising, primeiramente, no interior paulista e depois em outros estados.

“O empreendedorismo está em alta em várias faixas da população. Seja pela transformação digital, a fragilidade do mercado de trabalho e o perfil das novas gerações, muitas profissionais estão optando por abrir um negócio próprio como forma de desenvolver sua carreira. O franchising é um caminho mais ágil e seguro para estes empreendedores, uma vez que dá acesso a um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado. Dá acesso também a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra, ações compartilhadas e conhecimento de um empresário mais experiente, o franqueador. Por fim e tão importante quanto, possibilita a operação com uma marca já reconhecida, o que auxilia a atração de clientes”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

Os workshops foram realizados em sala com mesas-redondas, em 8 sessões diárias de 60 minutos cada, um total de 32 encontros durante os quatro dias de evento, mais de 1.680 minutos de conteúdo, construção e interação entre os participantes. Cada sessão é conduzida por dois especialistas: um representante de uma marca franqueadora e um consultor associado ABF. As sessões são divididas em diferentes segmentos como Microfranquia, Alimentação, Casa e Construção, Moda, Saúde, beleza e bem-estar, Serviços (Entretenimento, Hotelaria, Limpeza e Conservação), Educação e como se tornar um franqueador.

A visitante Ana Paula Lima, 34 anos, coordenadora de comunicação interna, disse: “Essa é a primeira vez que visito uma feira de empreendedorismo. Estou muito otimista com tudo que aprendi em algumas horas. Quero investir em uma franquia de serviços e a área do franchising despertou em mim um interesse enorme de entender como esse mercado funciona. Quero me preparar nos próximos doze meses, visitar a feira da ABF em 2020 e então escolher o negócio certo”.

Já o visitante Fábio Gimenez, 40 anos, contador, afirmou: “Estou em busca do próprio negócio há mais de um ano. Decidi junto com um amigo empreender em uma franquia, de preferência uma microfranquia. Vamos participar do evento até o último dia, pois são muitos conteúdos, cursos e experiências. Nossa meta é investir em algo em janeiro de 2020, mas antes disso, vamos tirar todas as nossas dúvidas e escolher o negócio que mais nos passar credibilidade”.

No laboratório, os participantes tiveram oportunidade de receber um conteúdo consistente sobre as boas práticas na gestão de uma franquia, de forma interativa e digital. O game auxilia o empreendedor que quer ser tornar um franqueado a praticar e aprender sobre o tema. Ele é dividido em seis módulos, um para cada área de atuação importante no gerenciamento de uma franquia: Preço, Vendas e Custos, Gestão de Pessoas, Atendimento a Clientes, Marketing e Merchandising, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho.

Foto: ABF/Divulgação