Brasileiras estão presentes em 60 países

Jornal Diário do Comércio (MG) – Julia Duarte – 16/04 
 
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que as franquias brasileiras já estão presentes em 60 países. São 121 marcas com presença internacional, o que representa 4,8% do total. O país com maior número de franquias brasileiras é os Estados Unidos, com 42 marcas. Ele vem seguido por Portugal, com 34, Paraguai, com 31, Argentina, com 19, e Angola e Chile, com 17 cada. Os segmentos de alimentação, acessórios pessoais e calçados e vestuário são os que têm maior penetração no mercado internacional. Entre as marcas com maior presença fora do país está a mineira Localiza Rent a Car, com 64 unidades além das fronteiras brasileiras. 

A presidente da regional Minas Gerais da ABF, Danyelle Van Straten, destaca que para iniciar um processo de internacionalização a rede de franquias precisa estar com uma operação muito bem consolidada no Brasil, sendo referência dentro do segmento que atua, ou ter um produto/serviço voltado para exportação. Ela acredita, no entanto, que a internacionalização é uma tendência e que mais redes devem buscar esse caminho em breve.

“A Europa e os Estados Unidos estão recuperando aos poucos suas economias depois das crises que enfrentaram, então esse processo de internacionalização das redes de franquias deve se tornar ainda mais forte. A ABF junto com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) estão incentivando esse movimento que deve ser crescente e contínuo”, afirma. Entre as franquias mineiras que tem unidades fora do país ela destaca, além da já citada Localiza Rent a Car, a Maz e a Depyl Action.

A Localiza Rent a Car está presente em oito países além do Brasil. São eles Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Ao todo são 64 unidades distribuídas por esses países. A companhia ainda está em busca de franqueados para novas unidades na Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai.

Já a Maz está presente em cinco países além do Brasil. São eles Chile, Colômbia, Portugal, Malásia e Singapura. A Depyl Action conta com duas unidades na Venezuela. Os planos da rede são expandir ainda mais a atuação no exterior a partir de 2015. O foco está em países como Austrália, Espanha, Estados Unidos, Peru, Colômbia e Nova Zelândia.