Brasil será sede permanente da FIAF, decidem países membros

Brasil FIAF

O Brasil será sede permanente da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF). A proposta apresentada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, por meio do diretor executivo Marcelo Maia, foi aceita pelos demais países membros participantes da segunda reunião anual da entidade internacional. O encontro realizado em San José, capital da Costa Rica, de 17 a 20 de setembro, contou com a participação de quase todas as nações integrantes, exceto a Argentina.

“Os membros entendem que chegou o momento de ter a figura jurídica da FIAF sediada no Brasil porque a ABF é a maior associação dentro da FIAF e tem mais estrutura para desenvolver todas as atribuições jurídicas e administrativas para a constituição da entidade”, explica Maia. “A partir de agora, daremos andamento a todos os trâmites burocráticos para abertura da empresa”, completa.

Ainda segundo o diretor executivo, uma das definições extraídas do encontro é que haverá sempre uma reunião no Brasil e em algum ano, em Brasília (DF), pois é costume dos países anfitriões convidarem os embaixadores ibero-americanos para participarem do encontro.

Além de participar da reunião, a ABF marcou presença na Cúpula Centro-Americana de Franquias, integrando um painel em que apresentou informações institucionais e dados do setor no Brasil. A agenda incluiu, ainda, uma visita técnica à rede de cafeterias Musmanni e a um shopping de San José.

A próxima reunião da FIAF será em março de 2020, no México. Na ocasião, a ABF deverá levar todos os documentos que formalizam a constituição da FIAF, que será localizada na sede da Associação, em São Paulo. Já a segunda reunião da entidade ibero-americana no ano ocorrerá no mês de setembro, em Brasília.