Bate-papo na ABF analisa o mercado de franquias europeu

Mercado
Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, durante o evento

A área internacional da ABF reuniu os associados para um “Bate-papo sobre o Mercado Europeu” no último dia 20 de fevereiro. O encontro contou com a participação de Bruna Saraiva, diretora internacional da ABF, Bruno Amado, gerente de projetos internacionais, Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da entidade e Carlota Carneiro, consultora da CCBIZ.

Por meio de videoconferência, diferentes especialistas abordaram os aspectos e as peculiaridades que envolvem um dos maiores e mais importantes mercados de negócios e consumo do mundo.

Participaram do bate-papo o consultor de expansão internacional Marinho Ponci, Cristina Matos, diretora executiva da Associação Portuguesa de Franchising, e Carla Goulão, country manager de O Boticário em Portugal.

De acordo com dados da ABF, existem na Europa 56 marcas brasileiras que atuam com lojas físicas e/ou exportação de produtos. Portugal é o segundo país com maior número de operações de redes brasileiras, 34, atrás apenas dos Estados Unidos.

Fotos: ABF/Divulgação