Início Notícias Atlanta – a porta de entrada para as franquias nos EUA

Atlanta – a porta de entrada para as franquias nos EUA


André Friedheim, diretor de internacionalização da ABF, recebe uma homenagem de Jorge Fernandez, Hala Moddelmog e Lucia Jennings

A ABF realizou, no dia 7 de abril, um encontro em sua sede, em São Paulo, com empresários do franchising, para apresentar a cidade americana de Atlanta como porta de entrada para as franquias nos Estados Unidos. O evento foi em parceria com a Câmara de Comércio Brasil – US Sudeste (BACC-SE), a Prefeitura de Atlanta e a InvestAtlanta (Agência de Desenvolvimento Econômico) e a Metro Atlanta Chamber (MAC).

Andre Friedheim, diretor de internacionalização da ABF explicou como está o mercado de franquias americano e brasileiro 

Andre Friedheim, diretor de internacionalização da ABF, iniciou o evento com um panorama geral do mercado de franquias americano e brasileiro. Ele também aproveitou para apresentar as oportunidades da cidade de Atlanta, como os incentivos oferecidos pelo governo local e a infraestrutura. A região é considerada polo das franquias de alimentação nos EUA e sede das gigantes globais como Coca-Cola e Delta Airlines .

“O objetivo desse tipo de encontro é expandir novos horizontes para a internacionalização das franquias brasileiras. Queremos aproximar os grandes franqueadores internacionais das empresas brasileiras. Existe uma grande potencialidade para investimentos do franchising em Atlanta”, explicou Friedheim.


Jorge Fernandez, vice-presidente da MAC, ressaltou que o Brasil possuiu 38 redes de franquias em Atlanta

Jorge Fernandez, Vice-Presidente Global Commerce da Metro Atlanta Chamber of Commerce (MAC), destacou a importância dos jovens na sociedade. De acordo com ele, a região sudeste dos EUA, se fosse um país, seria o quarto maior PIB do mundo em virtude da mão-de-obra forte desses jovens empreendedores. “Dos 10 países que investem em Atlanta, sete são europeus. O Brasil possui 38 redes de franquias na cidade americana, e assegura a 9ª posição em número de geração de empregos”, ressaltou.


Hala Moddelmog, CEO da MAC apresentou o case da rede de alimentação Arby´s e sua importancia no mercado de franquias

Já Hala Moddelmog, presidente e CEO da Metro Atlanta Chamber of Commerce (MAC), apresentou o panorama do setor de franquias em Atlanta e quais as redes que possuem mais unidades. Ele ainda ressaltou que o franchising é um dos setores da economia que gera empregos com mais rapidez e que isso passou a ser sentido após a recessão americana. 

Ainda durante o seu painel, Hala apresentou dois cases de estratégia e liderança de redes de alimentação americana: Arby´s e Church Chicken. A CEO dividiu com os participantes quais os foram os principais desafios na revitalização e novo posicionamento da Arby´s, além das iniciativas operacionais que subsidiou ainda mais a visibilidade da rede no mercado americano e mundial. 


Lucia Jennings, CEO da BACC-SE, destacou o suporte oferecido as redes de franquias que gostariam de expandir para Atlanta

Lucia Jennings, Presidente e CEO da Câmara de Comércio Brasil – US Sudeste (BACC-SE) explicou como funciona o suporte oferecido pela Câmara de Comércio Brasil – US Sudeste às redes brasileiras que expandem seus negócios para Atlanta.