Início Notícias ABF em Ação Assembleia Geral Extraordinária da ABF moderniza Estatuto

Assembleia Geral Extraordinária da ABF moderniza Estatuto

Assembleia Geral Extraordinária da ABF moderniza Estatuto
Fernando Tardioli explica pontos modernizados do Estatuto, ao lado de Ricardo Bomeny, Marcelo Cherto e Altino Cristofoletti Jr.

A ABF realizou no dia 5 de outubro uma Assembleia Geral Extraordinária tendo como ordem do dia a aprovação de alterações, visando à modernização do Estatuto Social e a organização administrativa da entidade.

Altino Cristofoletti Junior, presidente, Ricardo Bomeny, representando o Conselho de Associados, Marcelo Cherto, como um dos fundadores, e Fernando Tardioli, diretor jurídico da ABF compuseram a mesa.

“As mudanças foram propostas a partir de sugestões vindas de outras demandas, principalmente no contexto de unificar as categorias do Selo de Excelência, de acordo com a denominação das categorias associativas. Estamos promovendo um grande debate sobre como a ABF pode estar preparada para os próximos dez, vinte anos. O foco principal das mudanças é mais de cunho organizacional para deixar a entidade de acordo com a realidade”, afirmou o presidente.

Pontos de alteração

O diretor jurídico da entidade leu ponto a ponto o que foi alterado no Estatuto, como no caso das categorias de franqueadores.

No sentido de abarcar os novos formatos de modelos de negócios e ampliar o escopo da atuação da diretoria, foi proposta a criação do cargo de Diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos. Além disso, cargos já existentes foram renomeados: Diretor de Marketing e Comunicação (antes apenas Marketing), Diretor de Capacitação (antes Treinamento, Cursos e Eventos). Foi, ainda, extinta a diretoria de Controladoria, cujas funções ficam a cargo do Diretor Administrativo-Financeiro.

Outra importante mudança foi a ampliação da Comissão de Ética. Pela proposta, o colegiado que antes tinha no máximo 10 membros, agora possui até 13 integrantes, e no mínimo 3 e não 2 advogados.

“O Estatuto é a Constituição da entidade”. “Propomos as mudanças pensando na governança e perenidade da entidade”, afirmou Tardioli. Ainda segundo o diretor jurídico, a estrutura organizacional da instituição busca fomentar o cumprimento dos objetivos da ABF, reportando-se regularmente ao Conselho Diretor.

Colocada em votação, a reforma do Estatuto foi aprovada integralmente e a participação dos associados nas assembleias, valorizada pela diretoria. “Continuem participando. A ABF só vai se manter forte com participação”, disse Cherto. “A assembleia me fez ler com profundidade o Estatuto e refletir a respeito dos desafios que vivemos”, declarou Bomeny.

Foto: ABF/Divulgação