ABF se reúne com relator da PEC 45

Relator
Representantes da ABF em reunião com o relator da PEC 45, deputado Aguinaldo Ribeiro

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB), abriu sua agenda para receber representantes da ABF e executivos do setor.

A pauta teve como objetivo demonstrar a importância do setor de franchising e suas características específicas, além dos pontos que o diferencia dos demais setores da economia.

Além de ser multissetorial, o franchising reúne empresas da indústria, comércio e serviços, além de outras de formatos híbridos (a mesma marca tem operações de indústria e varejo). Foram especificados todos os modelos possíveis de uma operação de franchising e os impactos que a Reforma Tributária representaria em cada um deles. A PEC 45 trata da alteração do sistema tributário brasileiro.

A ABF compreende a importância e apoia a Reforma Tributária para melhoria do ambiente de negócios do País. “Estamos muito atentos aos trâmites das PECs em Brasília para que o franchising seja sempre considerado”, falou o presidente da ABF, André Friedheim.

“É importante que todos os envolvidos com a Reforma Tributária conheçam com profundidade e entendam as particularidades do franchising”, explica Marcelo Maia, diretor executivo da entidade.

Participaram da reunião, além de Friedheim e Maia, o gerente jurídico Bruno Lucius, e o diretor institucional, Sidnei Amendoeira. Também estavam no encontro os executivos Rodolfo Dana (Grupo Trigo), Carlos Eduardo Matos (Bob’s), Fabiana Freitas (Grupo Boticário) e Paulo Cardamone (Casa Bauducco).

Foto: ABF/Divulgação